Mulheres vítimas de violência estão sem atendimento em São Paulo

No início do nosso mandato, em 2017, protocolamos um pedido para aprovação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra a Mulher que, após uma manobra do governo, foi instalada como CPI da “Condição de Vulnerabilidade das Mulheres”, no dia 11 de abril de 2017.

Do Samia Bomfim

Foto: Reproduzida/Justica de Saia

A CPI teve seu relatório final aprovado em dezembro de 2017. Um dos compromissos firmados é o da realização de reuniões entre as vereadoras e cada secretaria relacionada às demandas apontadas no relatório final, no sentido de encaminhar as propostas de melhorias na oferta de políticas públicas voltadas para as mulheres na cidade de São Paulo.

Desde então, a Comissão apenas conseguiu se reunir com a SPTrans (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria Municipal de Segurança Urbana), contudo nenhum dos encaminhamentos acordados foram cumpridos até o presente momento. Para piorar a situação, a CPI recebeu, pela quarta vez, a notícia de que a reunião com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, órgão responsável pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, foi novamente desmarcada.

Segundo o site da SMDHC, a “Coordenadoria de Políticas para as Mulheres” está sem uma coordenadora responsável pela pasta. Além disso, são inúmeras as denúncias de exoneração de servidoras sem que haja substituição e serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência completamente sucateados e sem equipe técnica, como, por exemplo, é o que ocorre no Centro de Referência da Mulher – Eliane de Grammont, pioneiro neste segmento na América Latina, e que está sem condições de realizar os atendimentos.

Outrossim, os demais serviços da rede estão com equipe técnica precarizada, sem infraestrutura adequada para o trabalho de prevenção e enfrentamento a violência doméstica contra as mulheres.

Esta é apenas uma das problemáticas apontadas no relatório da CPI. Ainda assim, a Secretária segue se negando a nos receber e a ouvir as demandas das mulheres paulistanas.

Diante dessa realidade, é evidente o grau de prioridade e tratamento que a gestão tucana dá às mulheres vítimas de violência em São Paulo. Eloisa Arruda, é urgente que a Secretaria nos receba! É pela vida das Mulheres!

Link acesso relatório CPI:
http://www.camara.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/Relat%C3%B3rio-Final-CPI-da-Mulher.pdf

+ sobre o tema

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...

Webinar debate violência de gênero e segurança de mulheres jornalistas

Resolução aprovada pela ONU para promover a segurança de...

A cada dia, pelo menos 18 meninas são estupradas no Brasil

Principal causa da gravidez precoce, o estupro está relacionado...

Técnica de enfermagem é morta por ex com mais de 50 facadas na frente da filha

Vítima foi atacada quando buscava dinheiro da escola da...

para lembrar

Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico

Os deputados aprovaram hoje (20) projeto de lei que...

Lutador Ronny Jason é suspeito de agredir a irmã com socos e chutes, diz polícia

Irmã do lutador não registrou boletim de ocorrência, mas...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=