Guest Post »

Nara Couto apresenta o show “Contipurânia” no Sesc Belenzinho

Cantora baiana Nara Couto apresenta o show “Contipurânia” no Sesc Belenzinho, em São Paulo, no dia 15 de fevereiro.

Enviado para o Portal Geledés

Nara Couto (Foto DuoAzu)

Legítima representante da riqueza rítmica afrobaiana, Nara começou a carreira como bailarina e constrói um mosaico dançante e rítmico, em celebração à sua ancestralidade.

Dona do single “Linda e Preta”, a artista se propõe a oferecer ao público uma interpretação afro transcendente, multifacetada, criada por letras, ritmos, melodias, texturas, cores e dança, além de mostrar a matriz, que é feita por ritmos puros oriundos da diáspora, relidos e atualizados com a história negra e baiana. O projeto, que é celebrado a partir da movimentação do corpo, é divido em três blocos: O sagrado, o encontro e o profano. O primeiro pelo culto e celebração aos orixás, o segundo pelo encontro do antigo com o novo e o terceiro é o resultado da multiplicação cultural a partir disso.

Com direção artística de Elísio Lopes Jr., arranjos de Letieres Leite e direção musical de Felipe Guedes, o espetáculo “Contipurânia” leva este nome por fazer reverência aos mais sábios, em diálogo com o contemporâneo.

Trajetória

Nara Couto é uma pesquisadora das culturas africanas e afro-brasileiras. A artista, que nasceu no bairro do Curuzu, em Salvador, começou a pesquisar, ainda adolescente, sobre a relação da musicalidade baiana com o continente africano. Influenciada pelas batidas do bloco afro Ilê Aiyê, se especializou em dança afro contemporânea. Atuou no Balé Folclórico da Bahia e viajou com grandes artistas da música como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes, até́ ingressar na Orquestra Afro Sinfônica, em 2009, como vocalista Mezzo Soprano. Tem no cantor baiano Lazzo Matumbi uma referência para a consolidação de seu estilo.

Serviço:

Show “Contipurânia”, de Nara Couto

Quando: 15 de fevereiro, às 21h

Onde: Sesc Belenzinho – R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP

Preços: De R$ 9 a R$ 30 reais

Classificação: 12 anos

Related posts