Negros do regime de Kadafi torturados em jaulas

Um vídeo divulgado recentemente no Youtube mostra um grupo de mercenários africanos, alegadamente ligados ao regime de Muammur Kadafi, presos em jaulas e torturados por rebeldes líbios.As imagens mostram um grupo de homens negros a serem torturados e humilhados por rebeldes líbios que os obrigam a comer a bandeira líbia.

Ao que tudo indica, os capturados são suspeitos de fazer parte do grupo de mercenários africanos que Kadafi terá contratado para lutar em prol do seu regime.

O vídeo exibido na internet revela um tratamento desumano que já foi alvo de duras críticas por parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

Num comunicado divulgado no final do mês de Janeiro, a ONU disse estar preocupada com os relatos e as condições dos muitos homens, alguns deles feridos, que ainda se encontram presos.

Segundo a alta comissária para os direitos humanos da ONU, Navi Pillay, os detidos durante a guerra ocorrida na Líbia em 2011, travada entre as forças rebeldes e o regime do ditador Muammar Khadafi, continuam a ser torturados, isto apesar dos esforços por parte do governo líbio em estabelecer a ordem.

Ao que tudo indica, o vídeo terá sido filmado num jardim zoológico onde se pode ver os prisioneiros, fechados numa jaula e amarrados no chão, rodeados por rebeldes líbios que os insultam.

Entre os mais de seis mil pessoas que se encontram detidas em prisões líbias, capturados na guerra que abalou o país em 2011, estima-se que muito deles sejam africanos subsarianos.

Em muitos dos casos, estes homens são identificados com apoiantes ao regime de Kadafi e são vítimas de torturas, apenas devido ao seu tom de pele mais escuro.

 

 

 

Fonte: Correio da Manhã

+ sobre o tema

Lidando com o racismo

“Como você lida com o racismo lá?” Essa...

Estabelecimentos comerciais de SP lideram denúncias de racismo

SÃO PAULO - A Secretaria da Justiça e...

para lembrar

OAB realiza ato público contra violência policial no Rio

Evento contará com participação da CNBB, ABI, UNE e...

Cineasta Steve McQueen critica falta de diversidade nos BAFTA

Nenhuma cineasta, nenhum ator negro. O diretor de cinema...

Katy Perry é acusada de racismo e tem linha de sapatos retirada do mercado

Katy Perry teve sua coleção de sapatos retiradas do...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=