Nós Negros: Filmes, séries e livros para refletir sobre consciência negra

Enviado por / FonteUOL

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Nós Negros traz uma seleção de filmes, séries e livros para refletir melhor sobre consciência negra.

Afinal, o que é ser negro? É a cor da pele, o tipo de cabelo, o fenótipo, a ascendência? Seja no Brasil ou no mundo, as relações raciais são complexas e têm camadas profundas que precisamos refletir cada vez mais.

Entre as dicas de livros está o Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser, de Sueli Carneiro, em que ela analisa os mecanismos do racismo e como seu enfrentamento deve ser coletivo.

Já o Pacto da Branquitude, de Cida Bento, aborda como a população branca se beneficiou, e ainda se beneficia, das consequências do regime escravocrata no Brasil.

O que é Racismo Estrutural, de Silvio Almeida, atual ministro de Direitos Humanos, aborda o conceito que estabelece que o racismo está na estrutura das instituições e da cultura brasileira. Já O fascismo da cor: Uma radiografia do racismo nacional, de Muniz Sodré, entre outras coisas, rediscute este conceito.

Em Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, a autora aborda o período em que buscou estabelecer o seu pertencimento enquanto mulher negra durante sua experiência nos Estados Unidos. Narrando a sua descoberta de identidade negra, a jornalista Bianca Santana lançou Quando me descobri negra, republicado recentemente.

Entre os filmes nacionais, vale a pena assistir o recém-estreado Mussum: um filme do cacildis, além de Medida ProvisóriaMarighella, Doutor Gama e Barba, Cabelo & BigodeEntre os internacionais, fica a dica dos filmes Histórias Cruzadas, Corra!, Selma, Vingança & Castigo, Dois Estranhos e O Cavaleiro do Rei (Nigéria).

A série documental Origens – Um chef Brasileiro no Benin, com João Diamante (UOL Play) aborda como é possível se reconectar com a ancestralidade e as origens negras por meio da comida.

Entre as séries brasileiras, destacamos Irmandade, Sintonia e Escola de Quebrada. Entre as internacionais, vale ver Bel-Air, Colin em Preto e Branco e Harlem.

+ sobre o tema

KBELA é selecionada para Festival de Roterdâ

Kbela e mais 14 títulos brasileiros estarão na programação...

Viola Davis e Kerry Washington fundam produtoras independentes nos EUA

As atrizes Viola Davis e Kerry Washington fundaram produtoras independentes...

Mapeamento de Iniciativas Negras

Você participa ou conhece iniciativas de movimentos e coletivos...

para lembrar

O legado simbólico do rap Da ponte pra cá

Embora de grande relevância estética, música de Brown...

Meu amigo Machado de Assis

Maturidade literária de Silviano Santiago, de 80 anos, permite...

Adoção de bebê negro por Sandra Bullock gera polêmica nos EUA

A adoção de um bebê por Sandra Bullock e...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=