De acordo com dados da SSP, foram 169 casos a mais do que no ano passado
O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no Estado de São Paulo cresceu no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o aumento foi de 8,39%.
Ainda segundo dados divulgados nesta quarta-feira (25), neste semestre foram registrados 2.183 casos, contra os 2.014 no mesmo período do ano passado.
O número de latrocínios (roubo seguido de morte) no Estado apresentou queda de 1,14%. Os dados mostram que foram de 176 casos no primeiro semestre de 2011 para 174 em 2012. Segundo a SSP, a queda é motivada especialmente pelo redução desse tipo de crime no interior paulista, que conseguiu reduzir em 8,33%. Na capital paulista, porém, no primeiro semestre, foram 55 casos de latrocínio na capital, 4% a mais do que o registrado em 2011.
Capital paulista
A capital paulista registrou nove casos de latrocínio (roubo seguido de morte) no mês passado. O número é 50% maior do que o total ocorrido em junho de 2011. Houve, porém, diminuição em relação aos 16 casos de maio – o mês de maior ocorrência deste ano.
Na última segunda-feira (23), o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, já havia admitido que a criminalidade estava crescendo. A afirmação foi feita ao comentar o assassinato do italiano Tommaso Lotto, de 26 anos, na noite do último sábado (21).
— É um [latrocínio] a mais que ocorre na capital. A gente lamenta. O DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa] e o Deic [Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado] estão fazendo todas as investigações no sentido de elucidar o crime. Mas isso ocorre lá [no Itaim-Bibi], ocorre na Cidade Tiradentes, em Itaquera, no Jardim Ângela. Lamentavelmente, é a escalada da violência.
Fonte: R7