O fotógrafo que desafiou o racismo nos EUA e registrou a luta pelos direitos civis no país

Enviado por / FontePor Vitor paiva, do Hypeness

Quando Cecil J. Williams começou a trabalhar como fotojornalista, nos anos 1950, um fotógrafo negro era uma absoluta raridade, especialmente em um estado notoriamente racista como o da Carolina do Sul, onde Cecil nasceu e foi criado. O estado era segregado, negros eram separados de brancos em locais públicos, a violência racista era uma ameaça constante, mas a resistência e a luta pelos direitos civis eram crescentes – e foi esse movimento que Cecil decidiu registrar.

E não somente: sua foto orgulhosamente bebendo água em um bebedouro designado somente para a população branca (com uma placa em primeiro plano na qual vergonhosamente se lê “somente brancos”) tornou-se símbolo do horror racial que tomava conta dos EUA de então, mas também da luta e da força para derrubar a pior sombra de nossa civilização. Tirada em 1956 pelo amigo e fotógrafo Rendall Harper em um posto de gasolina, a foto hoje permanece como um lembrete, pendurada em cima do bebedouro da Richard Library, biblioteca em Columbia, na Carolina do Sul.

A histórica foto de Cecil J. Williams (Foto: Rendall Harper)

Cecil Williams tornou-se fotógrafo correspondente da revista Jet quando ainda tinha somente 15 anos, e seu trabalho se tornaria nacionalmente conhecido em 1968, quando registrou as consequências e os protestos por conta do Massacre de Orangeburg, quando policiais investiram contra manifestantes que protestavam contra um boliche que segregava a população negra e mataram três homens negros.

“Harvey Gantt e o mar de repórteres”: o jovem foi o primeiro negro a ingressar na Faculdade de Clemson. Nos anos 1980 ele se tornaria o primeiro prefeito de Charlotte. (Foto: Cecil J. Williams)

Seu trabalho hoje é referência sobre o movimento pelos direitos civis nos EUA, e encontra-se exposto em diversos museus do país e do mundo. Em 2019 Williams inaugurou o Cecil Williams Civil Rights Museum, com centenas de imagens e artefatos sobre a luta contra o racismo. Funcionando também como um centro comunitário, o tema do museu é “Os eventos na Carolina do Sul que mudaram a América” – e tem as fotos de Williams, sua coragem e luta, como símbolos desse tema.

Foto: Cecil J. Williams
À direita, “não gaste seu dinheiro onde trabalham pagam 10 centavos”; à esquerda “Graças a deus que o Mississippi existe, que não deixa a Carolina do Sul ficar em último na lista” (Fotos: Cecil J. Williams)

 

Foto: Cecil J. Williams

 

Foto: Cecil J. Williams

 

Foto em destaque: Reprodução/ Hypeness

+ sobre o tema

Toni Morrison fala sobre o dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Na ousadia de sair do senso comum pode estar...

Manifestantes negros interrompem comício racista de Trump em Chicago

A interrupção do comício eleitoral de Trump, em Chicago,...

Peça com Samuel L. Jackson recria última noite de Luther King

Na última viagem a Londres, a dramaturga Katori Hall...

Herdeiros de Luther King são processados por um dos melhores amigos de seu pai

Harry Belafonte tem 86 anos, uma idade em que...

para lembrar

Faces Negras

No mês em que completa 15 anos, o G1...

Arte de fã reúnem 28 artistas e heróis negros em um grande crossover

Enquanto no Brasil temos as comemorações ao redor de figuras históricas...

País tem proporção recorde de candidaturas de mulheres e negros

O Brasil deverá ter uma proporção recorde de candidaturas...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=