O que acontece quando a direita ganha poder no meio estudantil

 

 
por LOLA ARONOVICH
 
Este singelo desejo de feliz natal foi postado semana passada no Facebook do DCE Livre UFRGS com um recadinho: “O DCE  Livre – Movimento Estudantil Liberdade, grupo que apoiou a chapa vitoriosa nas eleições para o DCE/UFRGS, deseja à [sic] todos os estudantes da Universidade um Feliz Natal!!!”.
 
 dce machista
 
 

A foto não agradou. Dezenas de estudantes deixaram mensagens dizendo que a imagem era machista e não xs representavam (principalmente as alunas da UFRGS, que um DCE deveria representar). 

Vi uma discussão um tanto bizarra sobre “por que essas modelos, coitadinhas, não podem ganhar dinheiro posando pra foto?”, como se essa fosse a questão. 
dce comercial nova schin
 
Foi uma discussão parecida à que li quando eu disse que o comercial dos “homens invisíveis” da Nova Schin, que entravam em vestiários femininos, tiravam o biquíni e bolinavam mulheres na praia, era machista e fazia parte da cultura do estupro. Teve gente que falou: mas as modelos foram pagas pra estar no comercial! Não sei se pessoas com esse tipo de argumentação estão zoando ou se elas não conseguem pensar mesmo.
 
dce em maio marcio cannibal machismo eh legal - Cópia
 
 

Também não sei o que se pode esperar da chapa do DCE Livre. No seu site, no final de maio, eles publicaram um post do “Márcio Cannibal” (torcendo aqui pra que não seja seu nome verdadeiro), um rapaz que esteve na Marcha das Vadias de Porto Alegre com um cartaz “Sou machista”. No artigo, Cannibal explica por que o machismo é excelente pra sociedade. Não vou dar o link porque não dou link pra mascus. Mas não deixa de ser chocante que um movimento estudantil abra espaço pra preconceitos.

Quer dizer, deveria ser chocante, só que talvez não seja. É o preço que os estudantes da UFRGS estão pagando por elegerem uma chapa de direita. 
 
 
 
nao eh mas eh - Cópia
Ou seja, não é, mas é.É óbvio que eu, sendo uma pessoa de esquerda, não tenho nenhum apreço pela ideais conservadores da direita. Mas fico ainda mais indignada quando vejo jovens de direita. Porque se a pessoa não vai querer o mundo nem quando é jovem, vai querer mudar quando? Eu concordo muito com essa citação de Henry Ward Beecher: “Quando os jovens de uma nação são conservadores, o sino pro funeral já tocou”.
 
 
 
dce celebrando ate o ai5

 
A maior parte dos movimentos estudantis nas universidades é de esquerda, sem dúvida. Isso porque estudantes de direita costumam ser alienados, enquanto os de esquerda se mobilizam. Mas volta e meia aparecem chapas de direita, e todas têm algo em comum: elas se dizem apartidárias. Sempre. Adotam slogans como “o estudante em primeiro lugar”. Usam e abusam de palavras como “livre” e “liberdade”. O conceito de liberdade dessa gente que prega a volta da ditadura militar é bem diferente do meu, pode apostar.
 
Pessoalmente, acho terrível quando a esquerda se divide tanto que abre brecha pra direita voltar ao poder. E a esquerda tem um talento fantástico pra fazer isso.
 
gentili agora eh tarde
 
É preciso tomar cuidado. A direita no Brasil está começando a sair do armário. Ela sempre dominou os meios de comunicação tradicionais, mas 2013 deixou isso mais escancarado, com a contratação de Reinaldo Azevedo pra escrever na Folha (pra se juntar ao coleguinha Pondé), Lobão na Veja, e de uma cria do maior guru da extrema direita, Olavo de Carvalho, no blog da Veja. Entre outros. E aí? Tem muita feminista ou gente do movimento negro ou LGBT escrevendo pra esses veículos? Apresentando programas de TV? Que liberdade de expressão é essa que só existe pra patotinha reaça de sempre?
 
dce ufsc reacas
 
 

Em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em que movimentos segregacionistas como “o Sul é meu país” têm muita força, em que a presença de neonazistas e integralistas é maior que em outras regiões, os estudantes de direita parecem ser mais numerosos. Na minha amada UFSC, por exemplo, onde fiz mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa, há vários indícios de que a direita vem se organizando.

dce ufsc brasao C pia

 
Um grupo de estudantes reaças fez um site chamado UFSConservador, com links para Olavão e demais reaças e, também, como não poderia faltar, para um blog mascu. A coordenadoria da universidade exige que o site retire o nome da UFSC, e pelo jeito, o caso irá parar na Justiça. Em novembro, este grupo, que adota um brasão parecido com o da Tradição, Família e Propriedade, fez um ato para proibir que Cesare Battisti desse uma palestra na UFSC. 
dce ufsc cruzada
 
Em janeiro, membros do grupo conservador já haviam apoiado a Cruzada pela Família, promovida pelo Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, com todos aqueles jargões da TFP: contra o feminismo, os direitos de homossexuais, a legalização do aborto. Logicamente, alguns alunos de esquerda apareceram para fazer um contraprotesto (veja o vídeo). Floripa não foi a única cidade a receber a visita dos integralistas. (Nesta página há várias denúncias de ligações fascistas na UFSC). 
 

reaç divulgacao
 
 
 

Não sei se vocês lembram que, em setembro, um aluno de Relações Internacionais da Univali, articulista da UFSCon, se recusou a fazerum trabalho sobre Karl Marx. Preferiu escrever um manifesto para seu professor. O manifesto foi amplamente divulgado por todos os blogs reaças, e também por parte da grande mídia (que os reaças, contra todas as evidências, insistem dizer que é de esquerda). Tudo orquestrado.

dce ufsc grupelhos subordinados a interesses escusos
 
 

E agora, cerca de dez dias atrás, mais um episódio. Existe uma página no FB que não é oficialmente da UFSC, mas de alunos da UFSC. Como em tantos fóruns, surgem inúmeras manifestações preconceituosas por lá. Por exemplo, esta é parte de uma discussão sobre a morte de Nelson Mandela.

dce ufsc morte mandela tataravos brancos eh q trabalharam
 
 

Na segunda semana de dezembro, um dos estudantes, Igor, colocou na página uma imagem que mostrava um negro dando um cacho de bananas a uma mulher negra. 

 
dce ufsc imagem racista
 
 
Não havia sido o primeiro ato racista de Igor. Movimentos negros da UFSC então decidiram fazer um protesto exigindo o fim do racismo na UFSC. Não foi um caso isolado. Há registros (com boletim de ocorrência inclusive) de alunos negros, cotistas, que encontraram bananas em cima de suas mesas. 
No mesmo dia, Igor deu uma longa entrevista pro Diário Catarinense, se fazendo de vítima, reclamando da falta da liberdade de expressão. Mais tarde, ele gravou uma hora de vídeo do maior chorume já visto. Todos os reaças lhe deram apoio. 

dce ufsc manifestantes contra racismo
 
 

A UFSC lançou nota repudiando o racismo. Mas só isso é pouco. Aliás, é nada.
Mesmo depois de mais este episódio racista, o grupo da UFSC no FB fez uma votação para escolher novos moderados, e Igor foi o grande vencedor, com 286 votos, numa manifestação clara de apoio. 

dce ufsc ato barbaro contra igor nao dele - Cópia
 
E, pra coroar, sabem quem escreveu sobre tudo isso? Opróprio Olavão. Tá tudo combinado, gente!
Publico parte do email que recebi de uma aluna da UFSC, que não quer ser identificada porque teme por sua
segurança:
 
 dce ufsc valores do partido novo
 
A eleição em si só é importante porque demonstra como esse estudante ganhou fama dentro do grupo, mesmo apresentando esse comportamento racista. Não podemos te reportar todas as mensagens, mas no grupo UFSC parece aceitável o racismo, a homofobia, o machismo; a vitória desse rapaz só demonstra a aceitação do discurso que ele promove, ainda que boa parte legitime essas atitudes como ‘zoeira’. O estudante que postou a foto com conotação racista faz parte do Partido Novo
 

dce ufsc alunos marionetes - Cópia
 
 

Outro fato importante e não sei se você já sabe é que um professor participa desse grupo UFSC. Ele se assume integralista e apresenta um comportamento extremamente preocupante (episódio de briga e agressão com funcionários em greve da UFSC e protesto contra a vinda do Cesare Battisti são exemplos de atuação desses grupos de direita; apesar do professor não aparecer nas imagens, divulga amplamente e mostra-se em concordância). Outro estudante da UFSC fez um post exigindo a retirada de um coletivo negro e o fim das cotas na universidade. No mesmo post desafiou para uma luta simbólica, porém real, com qualquer ‘esquerdista’ disposto para tal. 

dce ufsc vc tem sorte q nao bato em mulher
 
 

Não faz muito tempo participamos de uma discussão aqui na internet com estudantes de uma universidade de medicina de Porto Alegre. Ficamos impressionadas com o comportamento de alguns estudantes, machistas, elitistas, racistas, ou seja, tão problemático quanto o das outras universidades que citamos. 

De forma geral, percebemos uma organização da direita conservadora usando o termo ‘liberal’  para promover discursos de ódio, disfarçado de ‘liberdade de expressão’. Por conta do lamentável episódio da UFSC, tomamos conhecimento de um site neonazista extremamente organizado (mundial e com uma parte destinada à America Latina e Brasil). 

dce ufsc tiozao maluco
 
 

Esse site tem um fórum sobre como promover a supremacia branca, e elencava uma série de medidas e princípios que essas pessoas deveriam adotar para ter sucesso na empreitada. Coincidentemente ou não, todos os itens levantados pelos neonazistas estão presentes nesses debates dentro desse grupo UFSC, bem como na defesa pública do episódio da foto racista (tanto no discurso de ódio quanto na forma de proteger-se quando pegos). Não temos provas que liguem uma coisa a outra, mas é assustador perceber estas coincidências.

dce ufsc cotas pra japones
 
 

Discutindo com alunos da UFRGS sobre o cartão de natal, um deles te citou. Te usou como contra-exemplo dessa lógica  feminista, como somos lunáticas. Não é a primeira vez que seu nome aparece. Sabemos que você é muito respeitada e o seu blog é uma importante forma de empoderamento das mulheres, mas saber que eles conhecem a tua militância é no mínimo preocupante.”

dce ufsc desafiando pra porrada

Pois é, parece que todo reaça conhece minha militância. Mas não é isso que importa. Não há dúvida que esses conservadores não se limitam a apenas um preconceito. 

dce ufsc racismo de negros contra brancos
 
 

Eles seguem a cartilha do combo de preconceitos. E é por isso que eu vivo dizendo: já passou da hora da esquerda se expressar através de pensamentos machistas, racistas ou homofóbicos. Vamos deixar essa ideologia do ódio apenas para a direita, que tanto se orgulha em manifestá-la. 

Mas os reaças estão confusos. Ainda não se decidiram se querem investir no discurso do “é só uma piada” ou se querem ser levados a sério. A tendência é que eles não se escondam mais por trás do “humor”. 

reaç sem preconceitos
 
 

Eu fico preocupada que a direita esteja ganhando espaço no meio universitário. E termino com uma citação de John Stuart Mill: “Mesmo não sendo verdade que todos os conservadores são pessoas estúpidas, é verdade que a maior parte das pessoas estúpidas é conservadora”.

 
 
 
 

 

+ sobre o tema

Paim: com Seppir, governo mostra que igualdade racial é pra valer

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Políticas de...

Seminário Desenvolvimento da Mulher Negra

Evento acontece na terça-feira, 7 de maio, com duas mesas...

A população negra no centro do projeto nacional de desenvolvimento

A III Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter

Alessandra Duarte Universitária de SP que iniciou ofensas deverá...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Twitter: Giácomo Mancini destilou críticas ao trabalho de Glória Maria

Por: Miguel Arcanjo Prado Giácomo Mancini, repórter do Jornal Nacional,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=