O que é ser negra no Brasil?

Ser negra no Brasil é renascer há cada segundo, pois a única coisa que temos certeza no nosso dia é que um olhar retorcido com certeza vai te penetrar, se caso tiver “sorte”. E eu digo ter sorte, pois os maus tratos são tão grandes que nos faz pensar que o olhar, se comparado com as outras formas de racismo, passa pela gente com menos dor. Não nos demos conta, no entanto, que o nosso inconsciente está ali e essas marcas estão sendo bem registradas por ele.

Por Karine Lima

Por mais forte que sejamos não é fácil engolir um olhar ou uma fala sem que isso te atinja. Os traumas vão ficando “armazenados” e o que faremos com ele futuramente não sabemos. Talvez tenhamos a capacidade de ressignificar, mas não sou tão otimista assim. Não que eu não acredite que esse “milagre” aconteça, mas se ele realmente acontece, com toda certeza é com uma porcentagem muito baixa.

Ser mulher negra no Brasil é estar preso ao período escravocrata em que a mulher negra era destinada e associada apenas aos cuidados da casa grande e ao sexo. Após a abolição sem outras opções de trabalho a mulher foi obrigada a voltar para as casas de família, com a única diferença é que não eram mais escravas, no entanto os maus tratos acompanhados de humilhações e indignidade permaneciam e permanecem até hoje. Além disso, o estereótipo associado ao sexo e a sensualização da imagem se perdura, basta ligar a televisão em épocas de carnavais para ver que a bunda vale muito mais que a mente.

A própria existência já é um desafio, pois cada lugar novo e cada pessoa nova exigem novas estratégias de aceitação. Sim, é muito triste dizer isso, mas realmente é isso o que acontece. Em um ambiente de trabalho, os olhares e as cobranças estarão sempre voltadas para você, prontos para gargalharem do primeiro deslize, prontos para falar a famosa frase: “tinha que ser preta”, mal sabendo eles que tinha que ser mesmo, e somos felizes por ser.

Por fim, ser negra é transgredir padrões, é ser original, é resistir para existir, é ter força, e acima de tudo é lutar contra o sistema.

“(…) O sistema pode até me transformar em empregada, mas não pode me fazer raciocinar como criada; Enquanto mulheres convencionais lutam contra o machismo, as negras duelam pra vencer o machismo, o preconceito, o racismo; Lutam pra reverter o processo de aniquilação que encarcera afros descendentes em cubículos na prisão; Não existe Lei Maria da penha que nos proteja, da violência de nos submeter aos cargos de limpeza; De ler nos banheiros das faculdades hitleristas, Fora macacos cotistas;(…)” Yzalú – Mulheres Negras.

+ sobre o tema

Filha de Nina Simone defende Zoe Saldana, que interpreta a artista em filme

A filha de Nina Simone defendeu Zoe Saldana das...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...

Série fotográfica celebra o poder de mulheres negras brasileiras

Nos últimos dois anos o jornalista brasileiro Weudson Ribeiro...

Ginasta Simone Biles se torna primeira atleta olímpica a ganhar emoji próprio no Twitter

A ginasta americana Simone Biles, principal nome da modalidade,...

para lembrar

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Rosana Paulino: sentir na pele

Rosana Paulino compartilha com sua obra a experiência do...

Cida Bento é uma das 50 profissionais mais influentes do mundo

Mulher negra brasileira está entre os 50 profissionais de...

Blackfishing: mulheres brancas querendo ser negras só no verão

Apropriação cultural entre mulheres é um exemplo de falta...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=