Ouvidor-Geral da Seppir propõe ações conjuntas com a DPU

Em visita de apresentação, o Ouvidor-Geral da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal, Carlos Alberto Júnior, propôs, nesta quinta-feira (16), ao Defensor Público-Geral Federal, José Rômulo Plácido Sales, atuação conjunta em casos de discriminação racial. Rômulo Plácido sugeriu a integração entre a Ouvidoria da Seppir e a congênere da Defensoria Pública da União, ainda em fase de implantação.

A criação da Ouvidoria-Geral na estrutura administrativa da DPU foi oficializada na Resolução nº 48, assinada pelo Defensor Público-Geral Federal em 23 de março deste ano, após aprovação do Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU), durante a 124ª Sessão Ordinária. A implantação depende agora de lista tríplice a ser apresentada por esse órgão colegiado. De acordo com Rômulo Plácido, a atuação da Ouvidoria-Geral não se confunde com as atribuições da Corregedoria-Geral.

O Defensor Público-Geral Federal também afirmou que a DPU, ante suas atribuições constitucionais, tem interesse especial em intensificar a parceria com a Seppir. Atualmente, as duas instituições trabalham em projetos de apoio a comunidades quilombolas e indígenas. O Ouvidor-Geral Carlos Alberto citou ações conjuntas, como a libertação de Paulo Sérgio Ferreira, preso em Brasília após ato de protesto contra o racismo.

Carlos Alberto Júnior ainda vai oficializar convite ao Defensor Público-Geral Federal para que a DPU participe de reunião em São Luis, no Maranhão, em 22 de junho, com as ministras da Seppir e da Secretaria dos Direitos Humanos, que vai tratar de ameaças a comunidades quilombolas daquele estado. O Ouvidor-Geral disse que, especialmente, cerca de 10 comunidades estão em situação crítica de conflito na disputa por terras.

De acordo com Rômulo Plácido, a Instituição pode prestar assistência às comunidades quilombolas do Maranhão diretamente pela unidade instalada em São Luis ou por meio do projeto DPU Itinerante. “As restrições de gastos do Governo Federal exigiram a redução de iniciativas, ante o corte de diárias e passagens, mas sempre iremos atuar nas situações emergenciais”, observou. A meta do DPU Itinerante é garantir o acesso de populações de pequenas cidades a direitos da cidadania.

O advogado Carlos Alberto Júnior foi nomeado Ouvidor-Geral da Seppir em março de 2011. O dirigente foi recebido também pelo Defensor Público Federal Afonso Carlos Roberto do Prado, coordenador do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria de Projetos Especiais (GTAPE). Ainda participaram da reunião o coordenador substituto Márcio Pereira, o membro do Grupo, Patrick Pereira, e o assessor de Projetos do Gabinete do DPGF, Saulo Moreno.

Fonte: Africas.com

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Sua excelência, o rádio

Muito antes dos iPods e similares colados nos ouvidinhos, houve os...

Quem sofreu é que sabe, me tire dessa.

O correspondente de "O Globo" em Washington, Fernando Eichenberg,...

Racismo, democracia e as lógicas do desenvolvimento capitalista, por José Saramago

    Tornou-se um mantra no discurso governamental a busca pelo...

Criador do Models.com elogia Raquel Zimmermann, aposta em sucessoras e desdenha as atrizes

No mundo das passarelas da moda, o site Models.com...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=