Pelé satisfeito por contribuir na afirmação do negro no desporto

Luanda – Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, um dos maiores astros do futebol, afirmou hoje em Luanda, sentir-se realizado por ter contribuído, com o
seu talento, para a integração dos povos e valorização dos negros no mundo desportivo.

“Hoje eu me orgulho de ver negros a brilhar em todas as grandes equipas de futebol do mundo. Essa é uma das minhas maiores conquistas, a integração dos povos pelo futebol”, salientou, o “rei” durante uma conferência de imprensa.

O futebol é hoje a modalidade desportiva com maior número de adeptos no mundo,  um evento de amor e união que não olha a raças ou credos, enfatisou Pelé,  manifestando a sua satisfação por partilhar com todos os amantes de futebol em Angola  as suas  conquistas  e objectos que marcaram a sua carreira (troféus, medalhas, chuteiras) que estarão expostos ao público de  13 a  31 de Janeiro.

Na terça-feira será inaugurada na Praça da Famlília, em Luanda, uma exposição ” As marcas do rei”, ” As marcas do Pantera Negra” assim como disputar-se-á uma partida de futebol denominada “o Jogo dos Astros”.

Explicou que a sua vinda à Angola constitui um momento de dupla felicidade pois reencontrou Eusébio (um velho amigo) e contribuirá com a sua presença no jogo dos astros na angariação de fundos para as escolas de formação desportiva e a realização do sonho de muitas crianças que almejam ser craques nesta modalidade.

No jogo, uma iniciativa de solidariedade do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que acontece terça-feira, na Cidadela Desportiva, Pelé promete dar o pontapé inicial com muita classe.

Apela a todos os interessados a participarem na actividade com um objectivo nobre, que é ajudar aqueles que precisam a realizar os seus sonhos.

Aponta como momentos marcantes da sua carreira o golo que tornou o Brasil campeão do mundo pela primeira vez e o dia em que marcou o seu milésimo golo (penalty).

Relativamente a actuação dos Palancas Negras no jogo de estreia do Can, diante do Mali, Pelé lembrou que a partida só termina após o apito final do árbitro.

“O futebol é uma caixa de surpresa nunca se sabe exactamente o que vai acontecer até o apito final e essa fatalidade de tomar quatro golos a dez ou doze minutos do fim pode acontecer a qualquer um”,  afirmando que nada está perdido para os angolanos, apesar do empate a quatro bolas diante do Mali, quando vencia por 4-0 até aos 79 minutos.

Pelé é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol.

Recebeu o título de Atleta do Século de todos os desportos em 15 de Maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe, título igualmente atribuido em  1999 pelo  Comité Olímpico Internacional.

Fonte: O Malanjino

+ sobre o tema

Melhor do mundo, Serena Williams só não consegue derrotar o racismo

Serena Williams tinha 6 anos de idade quando a...

‘Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe’, diz Lula sobre Pelé

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se manifestou nesta...

Atriz Ruth de Souza se emociona durante lançamento de sua biografia

A emoção deu o tom durante o lançamento do...

Concha Buika, a diva de Almodóvar, em novo disco

Em seu novo disco, ‘Vivir sin Miedo’, Concha Buika...

para lembrar

Quincy Jones

Quincy Delight Jones Jr. (Chicago, 14 de Março...

Alpha Blondy se apresenta pela primeira vez em Brasília

Por: Mariana Moreira Os regueiros que decidirem passar...
spot_imgspot_img

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Futebol feminino: os pretextos usados para proibir prática no Brasil e em outros países

A ex-jogadora da seleção brasileira Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, nasceu em Belo Horizonte em 3 de março de 1978, um ano...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...
-+=