Pelé satisfeito por contribuir na afirmação do negro no desporto

Luanda – Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, um dos maiores astros do futebol, afirmou hoje em Luanda, sentir-se realizado por ter contribuído, com o
seu talento, para a integração dos povos e valorização dos negros no mundo desportivo.

“Hoje eu me orgulho de ver negros a brilhar em todas as grandes equipas de futebol do mundo. Essa é uma das minhas maiores conquistas, a integração dos povos pelo futebol”, salientou, o “rei” durante uma conferência de imprensa.

O futebol é hoje a modalidade desportiva com maior número de adeptos no mundo,  um evento de amor e união que não olha a raças ou credos, enfatisou Pelé,  manifestando a sua satisfação por partilhar com todos os amantes de futebol em Angola  as suas  conquistas  e objectos que marcaram a sua carreira (troféus, medalhas, chuteiras) que estarão expostos ao público de  13 a  31 de Janeiro.

Na terça-feira será inaugurada na Praça da Famlília, em Luanda, uma exposição ” As marcas do rei”, ” As marcas do Pantera Negra” assim como disputar-se-á uma partida de futebol denominada “o Jogo dos Astros”.

Explicou que a sua vinda à Angola constitui um momento de dupla felicidade pois reencontrou Eusébio (um velho amigo) e contribuirá com a sua presença no jogo dos astros na angariação de fundos para as escolas de formação desportiva e a realização do sonho de muitas crianças que almejam ser craques nesta modalidade.

No jogo, uma iniciativa de solidariedade do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que acontece terça-feira, na Cidadela Desportiva, Pelé promete dar o pontapé inicial com muita classe.

Apela a todos os interessados a participarem na actividade com um objectivo nobre, que é ajudar aqueles que precisam a realizar os seus sonhos.

Aponta como momentos marcantes da sua carreira o golo que tornou o Brasil campeão do mundo pela primeira vez e o dia em que marcou o seu milésimo golo (penalty).

Relativamente a actuação dos Palancas Negras no jogo de estreia do Can, diante do Mali, Pelé lembrou que a partida só termina após o apito final do árbitro.

“O futebol é uma caixa de surpresa nunca se sabe exactamente o que vai acontecer até o apito final e essa fatalidade de tomar quatro golos a dez ou doze minutos do fim pode acontecer a qualquer um”,  afirmando que nada está perdido para os angolanos, apesar do empate a quatro bolas diante do Mali, quando vencia por 4-0 até aos 79 minutos.

Pelé é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol.

Recebeu o título de Atleta do Século de todos os desportos em 15 de Maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe, título igualmente atribuido em  1999 pelo  Comité Olímpico Internacional.

Fonte: O Malanjino

+ sobre o tema

Em entrevista a rádio, dissidente cubano em greve de fome critica Lula

  O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que deixou...

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876...

Nelson Mandela passa quarta noite hospitalizado

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela passou a sua quarta...

Cantora peruana negra será Ministra da Cultura

"estas escolhas são fruto do dia da Mulher Negra...

para lembrar

Cedeca Ceará oferece nova turma de formação em Direitos Humanos

Fonte: Direitos Humanos -         Adital - Dia 20 de julho,...

Assista ao trailer de “Whitney”, o filme sobre a vida de Whitney Houston

O trailer do filme “Whitney”, que conta a vida...

Ronaldinho Gaúcho curte samba na Lapa e mostra habilidade no pandeiro

As férias de Ronaldinho Gaúcho no Rio de Janeiro...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=