Pelé satisfeito por contribuir na afirmação do negro no desporto

Luanda – Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, um dos maiores astros do futebol, afirmou hoje em Luanda, sentir-se realizado por ter contribuído, com o
seu talento, para a integração dos povos e valorização dos negros no mundo desportivo.

“Hoje eu me orgulho de ver negros a brilhar em todas as grandes equipas de futebol do mundo. Essa é uma das minhas maiores conquistas, a integração dos povos pelo futebol”, salientou, o “rei” durante uma conferência de imprensa.

O futebol é hoje a modalidade desportiva com maior número de adeptos no mundo,  um evento de amor e união que não olha a raças ou credos, enfatisou Pelé,  manifestando a sua satisfação por partilhar com todos os amantes de futebol em Angola  as suas  conquistas  e objectos que marcaram a sua carreira (troféus, medalhas, chuteiras) que estarão expostos ao público de  13 a  31 de Janeiro.

Na terça-feira será inaugurada na Praça da Famlília, em Luanda, uma exposição ” As marcas do rei”, ” As marcas do Pantera Negra” assim como disputar-se-á uma partida de futebol denominada “o Jogo dos Astros”.

Explicou que a sua vinda à Angola constitui um momento de dupla felicidade pois reencontrou Eusébio (um velho amigo) e contribuirá com a sua presença no jogo dos astros na angariação de fundos para as escolas de formação desportiva e a realização do sonho de muitas crianças que almejam ser craques nesta modalidade.

No jogo, uma iniciativa de solidariedade do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que acontece terça-feira, na Cidadela Desportiva, Pelé promete dar o pontapé inicial com muita classe.

Apela a todos os interessados a participarem na actividade com um objectivo nobre, que é ajudar aqueles que precisam a realizar os seus sonhos.

Aponta como momentos marcantes da sua carreira o golo que tornou o Brasil campeão do mundo pela primeira vez e o dia em que marcou o seu milésimo golo (penalty).

Relativamente a actuação dos Palancas Negras no jogo de estreia do Can, diante do Mali, Pelé lembrou que a partida só termina após o apito final do árbitro.

“O futebol é uma caixa de surpresa nunca se sabe exactamente o que vai acontecer até o apito final e essa fatalidade de tomar quatro golos a dez ou doze minutos do fim pode acontecer a qualquer um”,  afirmando que nada está perdido para os angolanos, apesar do empate a quatro bolas diante do Mali, quando vencia por 4-0 até aos 79 minutos.

Pelé é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol.

Recebeu o título de Atleta do Século de todos os desportos em 15 de Maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe, título igualmente atribuido em  1999 pelo  Comité Olímpico Internacional.

Fonte: O Malanjino

+ sobre o tema

Vancouver 2010: Bobsled: naturalizado canadense mantém tradição da Jamaica

  A seleção da Jamaica de bobsled não obteve classificação...

Fundação Palmares: Pelourinho pode ser referência para Cais do Valongo

O Cais do Valongo, antigo porto de escravos e...

Filho de Robinho dá pedaladas em treino do Milan

Róbson Junior bateu bola com o pai na Itália...

Pablo Milanés faz dueto com Maria Rita em festival de música latina em SP

Quando se pergunta ao cubano Pablo Milanés qual música...

para lembrar

As cores das rainhas-mãe da África

Houve época, na Antiguidade, em que uma linhagem de...

Atitude antirracismo: personagens clássicos infantis ganham um outro significado

Personagens clássicos infantis ganham um outro significado. Chapolim, Pequena Sereia,...

Cumbia chega ao país com mistura eletrônica

Tradicional ritmo latino-americano sai da periferia para ir a...

“Terças Crespas Presenciais”

Na segunda edição presencial de novembro, que acontecerá na...
spot_imgspot_img

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...
-+=