Luanda – Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, um dos maiores astros do futebol, afirmou hoje em Luanda, sentir-se realizado por ter contribuído, com o
seu talento, para a integração dos povos e valorização dos negros no mundo desportivo.
“Hoje eu me orgulho de ver negros a brilhar em todas as grandes equipas de futebol do mundo. Essa é uma das minhas maiores conquistas, a integração dos povos pelo futebol”, salientou, o “rei” durante uma conferência de imprensa.
O futebol é hoje a modalidade desportiva com maior número de adeptos no mundo, um evento de amor e união que não olha a raças ou credos, enfatisou Pelé, manifestando a sua satisfação por partilhar com todos os amantes de futebol em Angola as suas conquistas e objectos que marcaram a sua carreira (troféus, medalhas, chuteiras) que estarão expostos ao público de 13 a 31 de Janeiro.
Na terça-feira será inaugurada na Praça da Famlília, em Luanda, uma exposição ” As marcas do rei”, ” As marcas do Pantera Negra” assim como disputar-se-á uma partida de futebol denominada “o Jogo dos Astros”.
Explicou que a sua vinda à Angola constitui um momento de dupla felicidade pois reencontrou Eusébio (um velho amigo) e contribuirá com a sua presença no jogo dos astros na angariação de fundos para as escolas de formação desportiva e a realização do sonho de muitas crianças que almejam ser craques nesta modalidade.
No jogo, uma iniciativa de solidariedade do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que acontece terça-feira, na Cidadela Desportiva, Pelé promete dar o pontapé inicial com muita classe.
Apela a todos os interessados a participarem na actividade com um objectivo nobre, que é ajudar aqueles que precisam a realizar os seus sonhos.
Aponta como momentos marcantes da sua carreira o golo que tornou o Brasil campeão do mundo pela primeira vez e o dia em que marcou o seu milésimo golo (penalty).
Relativamente a actuação dos Palancas Negras no jogo de estreia do Can, diante do Mali, Pelé lembrou que a partida só termina após o apito final do árbitro.
“O futebol é uma caixa de surpresa nunca se sabe exactamente o que vai acontecer até o apito final e essa fatalidade de tomar quatro golos a dez ou doze minutos do fim pode acontecer a qualquer um”, afirmando que nada está perdido para os angolanos, apesar do empate a quatro bolas diante do Mali, quando vencia por 4-0 até aos 79 minutos.
Pelé é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol.
Recebeu o título de Atleta do Século de todos os desportos em 15 de Maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe, título igualmente atribuido em 1999 pelo Comité Olímpico Internacional.
Fonte: O Malanjino