PMs que arrastaram Claudia Silva Ferreira acumulam 62 casos que acabaram em morte

PMs presos por arrastar Claudia Silva Ferreira pelas ruas do Rio de Janeiro estão envolvidos em 62 ações que resultaram em morte

Os três policiais militares presos por terem arrastado por cerca de 350 metros a auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira, de 38 anos, ao transportá-la na caçamba de uma viatura da PM cuja porta abriu, constam como envolvidos em 62 autos de resistência (mortes de suspeitos em confrontos com a polícia). Pelo menos 69 pessoas morreram em supostos tiroteios com os PMs desde 2000.

O subtenente Adir Serrano Machado é o recordista, com envolvimento em 57 registros de autos de resistência (com 63 mortos). O subtenente Rodney Archanjo aparece em cinco ocorrências (com seis mortos).

Já o sargento Alex Sandro da Silva Alves não tinha participação em nenhum auto de resistência até o último domingo, quando um adolescente de 16 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico, morreu durante a operação no Morro da Congonha, em Madureira, zona norte, onde Claudia morava.

A ocorrência com mais mortes ocorreu em 16 de fevereiro de 2009, e foi registrada na 34.ª Delegacia de Polícia, em Bangu, zona oeste do Rio.

De acordo com o registro 034-2014/2009, quatro pessoas morreram em confronto com o então segundo sargento Adir e outros três PMs. Os PMs suspeitaram que os quatro pertencessem a uma quadrilha de roubo de cargas que agia na área da 40.ª DP (Honório Gurgel) e iniciaram uma perseguição. Os suspeitos teriam atirado nos PMs, que revidaram. Baleados, os suspeitos não resistiram.

PMs estão presos

Os três PMs vão depor hoje na 29.ª DP (Madureira). A morte de Claudia foi desmembrada do registro inicial de auto de resistência, e o caso foi notificado como homicídio.

Os policiais foram presos em flagrante no domingo, por determinação do comando do 9.º Batalhão da PM, que os enquadrou no crime de “deixar, no exercício de função, de observar lei, dando causa direta à prática de ato prejudicial à administração militar”, previsto no artigo 324 do Código Penal Militar.

 

 

Fonte: Pragmatismo Político

+ sobre o tema

Audiência pública discutirá acesso da juventude negra à Justiça

Dados do Ministério da Saúde mostram que 76,6% dos...

Polícia investiga grupo neonazista que voltou a agir em Teutônia (RS)

Placas e pontos de ônibus foram pichados com símbolos...

Segurança de líder do Afroreggae confundido com bandido é morto no RJ

  Um policial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais)...

Insultos racistas fazem Micah Richards encerrar conta no Twitter

Cada vez mais reincidentes na Europa, os episódios de...

para lembrar

A segurança na fronteira vem de uma política externa ética

Em vez de construir campos de internação, os EUA...

Homem que causou um dos piores massacres racistas nos EUA é preso

O suspeito de cometer um dos piores massacres da...

Sounds of a War Against Favelas

June 29, around 6pm, more than 4 hours of...

Juventus é multada em R$ 23 mil por racismo da torcida contra ex-palmeirense

O Juventus, líder do Campeonato Italiano, foi multado pela...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=