terça-feira, novembro 30, 2021
InícioDiscriminação e PreconceitosDefenda-sePolícia cria Delegacia de Crimes Raciais no Rio de Janeiro

Polícia cria Delegacia de Crimes Raciais no Rio de Janeiro

Nome do delegado titular ainda será definido. Determinação foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (24).

Do G1 

A Polícia Civil terá uma Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A determinação é do interventor federal na Segurança do Estado, o General Walter Braga Netto, e foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (24).

O nome do titular da delegacia ainda será definido entre a Secretaria de Segurança e o chefe do Departamento Geral de Polícia Especializada, Marcus Vinícius Braga.

Segundo ele, é necessário considerar neste momento:

  • As políticas públicas efetivadas pela União e pelo Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento de casos de racismo, xenofobia, intolerância religiosa e demais formas de discriminação;
  • A necessidade de propiciar à sociedade uma Unidade de Polícia Administrativa e Judiciária própria para investigar ocorrências, nos casos de crimes raciais e delitos de intolerância;
  • A intenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro de inserir no Programa “Delegacia Legal” todas as Unidades de Polícia Administrativa e Judiciária do Estado do Rio de Janeiro.

Casos de racismo no Rio

blank
Atriz e jornalista foram alvo de comentários racistas no ano passado (Foto: Montagem / G1)

Vários casos de injúria racial e racismo foram parar em delegacias do Rio de Janeiro, principalmente a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), para investigar crimes cometidos com a ajuda da internet. Denúncias foram feitas por Taís Araújo, MC Carol, a jornalista Maju Coutinho, entre outros.

Em 2018, uma denúncia de racismo nos Jogos Jurídicos do Rio, que teria sido cometido por alunos da PUC-Rio, começou a ser investigado em Petrópolis. No dia 10 de agosto, o MP pediu prorrogação de 90 dias para conclusão do inquérito.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES