Política pública não auxilia quilombo a lutar contra racismo

A titulação que constitucionalmente atribui a remanescentes de quilombos a propriedade e uso de suas terras representa, para moradores da comunidade quilombola Maria Rosa (Iporanga / Vale do Ribeira), uma importante conquista, tendo lhes possibilitado permanecer nas terras que suas famílias tradicionalmente habitam há 300 anos.

Apesar disso, essa política pública não é acompanhada de instrumentos que auxiliem os maria rosenses a construir um discurso coletivo potente contra a ideologia racista presente na sociedade brasileira.

A psicóloga Eliane Silvia Costa observou esses dados ao longo de quatro anos de visitas e entrevistas com habitantes do quilombo, as quais foram base para a tese Racismo, política pública e modos de subjetivação em um quilombo do Vale do Ribeira. O trabalho, defendido no Instituto de Psicologia (IP) da USP sob orientação da professora Ianni Regia Scarcelli, teve por objetivo identificar possíveis relações entre a identidade racial dos quilombolas e a política de titulação de terras.

A identidade racial e o racismo institucional
No estudo, a psicóloga detectou como a comunidade lida com a identidade racial negra, cuja representação no Brasil é permeada pelo “racismo institucional” que, reproduzido histórica e cotidianamente, coloca o negro em uma posição de inferioridade político-social. São estratégias de discriminação e opressão impressas na estrutura social, que agem sobre todos os brasileiros independentemente da intenção explícita de uma ou outra pessoa. “É propagado em ações político-institucionais que primam pelos interesses e privilégios materiais e simbólicos do grupo racialmente dominante”, explica Eliane.

No quilombo Maria Rosa, esse racismo institucional é refletido pela pobreza notória marcada pela falta de recursos estruturais como estrada, escolas e casas de boa qualidade, luz para todos e trabalho assegurado. “Sobretudo, falta uma política pública articulada entre os diferentes níveis governamentais e voltada para a temática racial que lhes dê o devido apoio”, completa Eliane. Uma política pública que levasse em conta este elemento ajudaria os quilombolas a lutar contra a ideologia racista.

O recebimento do título jurídico de “quilombo”, relata a psicóloga, até convocou a comunidade a pensar sobre sua identidade racial e a assumir formalmente a ascendência negra escrava, mas ainda falta auxílio para o fortalecimento psíquico e social dos moradores a respeito de sua negritude. “Reconhecer politicamente não significa necessariamente se apropriar de forma consistente desse lugar, do ponto de vista subjetivo. Entre o âmbito jurídico e o individual-grupal lá lacunas”, explica.

A ausência de um elemento que lhes apoie e de um discurso coletivo não significa, porém, que os habitantes do quilombo Maria Rosa não estejam atentos às desigualdades que vivem e aos caminhos para enfrentá-las. Seu laço com o local onde vivem e realizam seus ritos e práticas referentes à vida comunitária é o que lhes dá, neste contexto, o suporte para enfrentarem e tentarem transformar o traumatismo das marcas cotidianas deixadas pelo escravismo e ligadas ao racismo institucional.

Entre os maria rosenses, os sentidos atribuídos à identidade racial variam de acordo com suas histórias e referências familiares, e o modo como processam as marcas das estratégias de dominação. Há grande multiplicidade nos significados dados por eles a palavras indicativas de raça ou cor. Por exemplo, ao mesmo tempo em que uns se autoproclamam pretos, outros rejeitam a palavra por acreditarem estar ligada a objetos, não a pessoas. Para estes, o correto é o uso de “negro”. Outros, fazendo uma releitura da lei que criminaliza o racismo, têm medo de, ao falar “preto” ou “negro”, causarem constrangimento a outros e serem presos. “Branco” pode ser o inimigo opressor ou, por outro lado, alguém a quem se ama.

A palavra “moreno” também é polissêmica: podendo indicar tanto negação da negritude, quanto sinônimo humanidade, intermediação entre o claro e o escuro referir-se aos “não-brancos” em geral. Há ainda alguns que temem usar os termos negro ou preto e, ao assumir essa negritude, serem escravizados. Segundo a psicóloga, as palavras usadas ou silenciadas para definir para o forasteiro sua condição racial funcionam como uma manobra dos quilombolas frente à humilhação e violência impostas histórica e cotidianamente, contendo-a.

O recebimento do titulo
O medo da escravização também esteve presente quando os habitantes do bairro Maria Rosa decidiram solicitar o título de quilombo à Fundação Instituto de Terras de São Paulo (ITESP), responsável pela titulação em São Paulo. “Quilombo era visto pelos maria rosenses como alguma forma de extensão do escravismo”, explica a psicóloga. De acordo com ela, isto é reflexo do silenciamento quanto ao passado escravista do Brasil.

A decisão foi tomada para que pudessem continuar naquele território, de onde vinham sendo convocados a se retirar desde a década de 1960, por pressão governamental e ambientalista, por intermédio de leis ambientais que os proíbem de realizar sua atividade de subsistência mais tradicional, a roça de coivara — plantio caracterizado pela derrubada de matas nativas e queima de vegetação. Houve também a remarcação do Parque Estadual Intervales, que se apropriou de parte do território da comunidade, que foi recuperada com a titulação.

 

 

Fonte: Farol comunitário 

+ sobre o tema

Baobá – árvore símbolo das culturas africanas

Baobá, a árvore é um dos símbolos fundamentais das...

Capistrano: 13 de maio: a abolição incompleta

No dia 13 de maio de 1888 a princesa...

Globo de Ouro 2023: Zendaya vence pela primeira vez

Na 80ª edição do Globo de Ouro, Zendaya foi indicada...

Pixinguinha ganha disco com inéditas para celebrar os 50 anos de sua morte

No dia 17 de fevereiro de 1973, Pixinguinha morreu durante uma...

para lembrar

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Em 2015 foram protagonizados contra as crenças de matriz...

Peça O Duelo, com Camila Pitanga, lota teatro no Cena Contenporanea

    Nahima Maciel, A peça mais longa do Cena Contemporânea teve...

Lázaro Ramos fala sobre representatividade de negrxs e jovens na política

Lázaro Ramos fala sobre representatividade de negrxs e jovens...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=