Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

Enviado por / FontePor Natália Carneiro*

Artigo produzido por Redação de Geledés

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal Geledés desde o momento em que recebemos a notícia de que fomos contempladeos pelo Prêmio “Os + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira”, ao lado de outros importantes veículos de comunicação no país.

Este reconhecimento nos surpreendeu, mas, ao mesmo tempo, nos enche de alegria ao constatar que a nossa missão de construir um espaço onde a população negra pudesse se reconhecer, se informar e se apropriar de suas próprias narrativas adquiriu uma relevância que alguns de nós não imaginavamos. 

O Portal Geledés, concebido como fruto de um projeto do programa de direitos humanos de Geledés Instituto da Mulher Negra, foi criado com o propósito de viabilizar as ações passadas e presentes da organização, bem como para cumprir seus compromissos com a defesa da cidadania e dos direitos humanos para população negra.

Desde a sua concepção, nossa trajetória foi marcada por mudanças constantes na linha editorial e por desafios em permanecer firmes no ambiente virtual, muitas vezes sem a expertise de uma equipe de especialistas em comunicação. No entanto, fortalecemos nossa presença no audiovisual, nos atualizamos constantemente para enfrentar os desafios das redes sociais e nos especializamos no ambiente virtual, a fim de continuarmos cumprindo nosso propósito de ampliar a visibilidade das vozes negras e sua representatividade no cenário brasileiro.

Hoje, como parte do programa de comunicação, o Portal Geledés se dedica a dar visibilidade aos projetos da organização, a agenda internacional, se tornou um polo de formação para pesquisadores e jovens negros, um ponto de apoio fundamental para o movimento negro brasileiro, além de ser um espaço que acolhe o pensamento e as reflexões de diversas personalidades negras.

Agradecemos a todes colaboradores que nos proporcionaram este marco para organização e a você que acessa nossos conteúdos, nos reconhece neste lugar da comunicação e que votou no prêmio.

Conheça mais sobre a história do Portal Geledés 


*Natália Carneiro é jornalista e coordena o programa de comunicação de Geledés Instituto da Mulher Negra 

+ sobre o tema

para lembrar

O ministro, a estudante e a democracia que desejamos

O discurso do ministro Alexandre de Moraes realizado em...

Fábrica de revelações – Futebol Brasileiro

A semifinal entre Palmeiras e São Paulo, dia 07/04,...

O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e espiritualidades dos africanos

“O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e...

“Falar de intolerância é fundamental, pois ela é o maior mal dos novos tempos”, diz Susanna Lira, cineasta

Em tempos de ascensão da intolerância no Brasil, os filmes e séries da cineasta Susanna Lira se tornaram mais do que relevantes. São hoje...

“O Rio está farto de GLOs, ocupações e intervenções militares”, diz ex-secretário de Segurança Nacional

Luiz Eduardo Soares, ex-Secretário Nacional de Segurança Pública na primeira gestão do governo Lula, é um dos mais respeitados profissionais e estudiosos da área....

Mãe-solo, Inaihe se torna empreendedora na pandemia

Em fevereiro de 2021, em plena pandemia, Inaihe Nainhana Aparecida Vieira Izaias, de 23 anos, abriu sua clínica de estética e gerou emprego para...
-+=