Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

Enviado por / FontePor Natália Carneiro*

Artigo produzido por Redação de Geledés

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal Geledés desde o momento em que recebemos a notícia de que fomos contempladeos pelo Prêmio “Os + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira”, ao lado de outros importantes veículos de comunicação no país.

Este reconhecimento nos surpreendeu, mas, ao mesmo tempo, nos enche de alegria ao constatar que a nossa missão de construir um espaço onde a população negra pudesse se reconhecer, se informar e se apropriar de suas próprias narrativas adquiriu uma relevância que alguns de nós não imaginavamos. 

O Portal Geledés, concebido como fruto de um projeto do programa de direitos humanos de Geledés Instituto da Mulher Negra, foi criado com o propósito de viabilizar as ações passadas e presentes da organização, bem como para cumprir seus compromissos com a defesa da cidadania e dos direitos humanos para população negra.

Desde a sua concepção, nossa trajetória foi marcada por mudanças constantes na linha editorial e por desafios em permanecer firmes no ambiente virtual, muitas vezes sem a expertise de uma equipe de especialistas em comunicação. No entanto, fortalecemos nossa presença no audiovisual, nos atualizamos constantemente para enfrentar os desafios das redes sociais e nos especializamos no ambiente virtual, a fim de continuarmos cumprindo nosso propósito de ampliar a visibilidade das vozes negras e sua representatividade no cenário brasileiro.

Hoje, como parte do programa de comunicação, o Portal Geledés se dedica a dar visibilidade aos projetos da organização, a agenda internacional, se tornou um polo de formação para pesquisadores e jovens negros, um ponto de apoio fundamental para o movimento negro brasileiro, além de ser um espaço que acolhe o pensamento e as reflexões de diversas personalidades negras.

Agradecemos a todes colaboradores que nos proporcionaram este marco para organização e a você que acessa nossos conteúdos, nos reconhece neste lugar da comunicação e que votou no prêmio.

Conheça mais sobre a história do Portal Geledés 


*Natália Carneiro é jornalista e coordena o programa de comunicação de Geledés Instituto da Mulher Negra 

+ sobre o tema

Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em...

A voz do rap também é feminina

Mulheres conquistam espaço e lutam juntas contra o machismo...

Podcast Essa Geração (Temporada 6 – Decolonialidade)

Você sabe como a decolonialidade influencia a sua vida?...

para lembrar

O racismo se mantém no espaço midiático

O contexto ´é de baixa representação e estigmatização da...

Crônica de um jornalismo que regrediu ao Facebook

Incapaz de examinar e debater grandes temas nacionais, velha...

Presidente da Abril e diretor de redação da Veja são demitidos

Eurípedes Alcântara está deixando a direção de redação da...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=