Precisamos falar sobre exclusão amorosa de garotas negras e ‘palmitagem’

Redes sociais, canto da festa ou um lugar que não tenha conhecido por perto. Essas opções parecem boas escolhas para ficar à vontade com aquela pessoa que rola uma troca de interesses, né? Às vezes, a pressão dos amigos e a curiosidade de quem está por perto podem dar uma intimidada e os espaços mais reservados dão aquele empurrãozinho pra conversa fluir – e terminar até em uns beijos. Mas e quando já estamos há um tempo com a pessoa e ela só quer ficar com você escondido?

Não por coincidência, é comum encontrar garotas negras, principalmente as que se relacionam com meninos, que já viveram esse tipo de situação. Os motivos que levam algumas pessoas a não assumirem um relacionamento sério com a gente são diversos. Um exemplo é a “palmitagem”, expressão usada para homens negros cis hetéro que se relacionam com mulheres brancas. Em certos momentos, esses homens negros até querem se relacionar com negras, mas desde que seja “sem compromisso” ou longe dos olhares dos outros. Ah! Vale lembrar que, mesmo com seu privilégio em relação ao gênero, o homem negro também é vitima do racismo, só que reproduz esse comportamento que é reflexo do padrão de beleza imposto na sociedade.

Para Mel Nascimento, produtora de moda, a cor da pele não interfere na hora de se atrair por alguém, mas ela sabe que nem todos pensam assim. “O mundo sempre mostra que a loira do olho azul é mais bonita e atraente do que a negra. Acho que isso faz com que muita gente pense isso de fato, sabe? Além disso, tem o preconceito com a própria pele mesmo. Eu já ouvi comentário do tipo: ‘não quero ter filho preto, o cabelo vai nascer daquele jeito‘. Foi em tom de brincadeira, mas é aquilo, tava na cabeça dela, né?”, comenta Mel.

Outro ponto que afasta as garotas negras de um relacionamento sério, principalmente com garotos brancos, é a sexualização do nosso corpo. A origem desse pensamento vem do período da escravidão, época em que as mulheres negras escravizadas eram assediadas e até estupradas pelos homens brancos livres. Ou seja, com essa “ideia” de objetificação, alguns caras se aproximam no intuito de “matar a curiosidade” de ficar com uma garota negra e depois se desfazem, como se fossemos um brinquedo. É péssimo!

(iStock/Stígur Már Karlsson /Heimsmyndir/Reprodução)

Dayane Natale, estudante, conta como conseguiu superar esse tipo de relacionamento. “Eu já fiquei com um menino que só ficava comigo escondido. Na época, eu não via tanto problema, mas depois percebi que não precisava disso. Ele foi escroto comigo quando disse que não queria continuar assim e ainda repetiu com outras meninas também. Agora sou bem mais resolvida. Meus gostos mudaram e não dou nem oportunidade para fazerem isso comigo de novo. Tem muita menina que não percebe ou acha normal, só que não temos que passar por isso, já que tem gente, sim, que nos valoriza do jeito que somos“, comenta Day.

Vale lembrar que nada disso é uma regra. Não são todas as meninas negras que passam por esse tipo de situação nem são todos os caras que nos tratam desse jeito. Relacionamento amoroso não é sinônimo de felicidade, mas amor-próprio é. Por isso, falar sobre esse assunto pode ajudar quem já passou ou está passando por experiências parecidas a superar essa exclusão, assim como a Day conseguiu. Não esquece que você merece uma relação que tenha respeito. Às vezes, no desejo de não estar só, aceitamos migalhas e perdemos a melhor oportunidade de todas que é conviver bem com a gente mesmo. E, consequentemente, escolher quem pode estar do nosso lado.

+ sobre o tema

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

Entristecemos

A recessão nos tirou festa e regalos e nos...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=