Presidente sudanês se pronuncia pela paz na região de Darfur

O presidente sudanês, Omar Hassán Al Bashir, chamou o Movimiento de Justiça e Igualdade (JEM) a buscar a paz na região de Darfur, depois da morte de seu chefe Khalil Ibrahim.

Durante um discurso por ocasião do Dia da Independência desse país africano, o governante abordou aspectos do conflito nessa região, iniciado em 2003.

Nessa contenda se enfrentam Cartum e seus seguidores com as guerrilhas de comunidades não árabes, as quais acusam o Estado de marginalizá-los política e economicamente.

O exército sudanês informou que matou Khalil Ibrahim, líder del JEM, quando este tentava cruzar a fronteira para o Sudão do Sul, mas os insurgentes afirmaram que foi em um bombardeio apoiado por tropas estrangeiras.

Apesar de todas as versões que se seguiram ao fato, o Movimento de Justiça e Igualdade – um dos grupos anti-governamentais mais poderosos do país – confirmou a morte de seu chefe.

Segundo a ONU, cerca de 300 mil pessoas morreram em Darfur, onde Cartum concentrou forças regulares e milícias, a maioria de origem árabe, para esmagar o levante armado. O governo sudanês contesta os dados e afirma que as vítimas do conflito não passam de 10 mil.

O JEM e outros grupos opositores se recusaram a assinar um acordo de paz articulado pelo Catar, o que, afastou a opção de alcançar em breve tempo a estabilidade na região ocidental sudanesa de Darfur.

Os principais agrupamentos insurgentes afirmaram em novembro que formaram uma aliança com outros rebeldes em dois estados fronteiriços para derrocar Al Bashir.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mãe Stella: Atire a primeira pedra…

...aquele que não fala da vida alheia. Esse é...

Festival de Turismo “Mulheres no Mapa”

O ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial...

A “Onda Negra”: arte visual afro-brasileira, legitimação e circulação

Alecsandra M. de Oliveira é dra. em Artes Visuais...

Carolina de Jesus e a literatura de periferia

“Não tenho força física, mas minhas palavras ferem mais...

para lembrar

Xênia França diz que Aparelha Luzia é espaço de visita obrigatória em São Paulo

por Guilherme Soares Dias enviado para o Portal Geledés A...

Lula visita três capitais do Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje...

Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015

A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com...

Nova rainha de bateria da Portela, Sheron Menezes visita barracão da escola

Sheron Menezes já começou a viver seus dias de rainha...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=