Presidente sudanês se pronuncia pela paz na região de Darfur

O presidente sudanês, Omar Hassán Al Bashir, chamou o Movimiento de Justiça e Igualdade (JEM) a buscar a paz na região de Darfur, depois da morte de seu chefe Khalil Ibrahim.

Durante um discurso por ocasião do Dia da Independência desse país africano, o governante abordou aspectos do conflito nessa região, iniciado em 2003.

Nessa contenda se enfrentam Cartum e seus seguidores com as guerrilhas de comunidades não árabes, as quais acusam o Estado de marginalizá-los política e economicamente.

O exército sudanês informou que matou Khalil Ibrahim, líder del JEM, quando este tentava cruzar a fronteira para o Sudão do Sul, mas os insurgentes afirmaram que foi em um bombardeio apoiado por tropas estrangeiras.

Apesar de todas as versões que se seguiram ao fato, o Movimento de Justiça e Igualdade – um dos grupos anti-governamentais mais poderosos do país – confirmou a morte de seu chefe.

Segundo a ONU, cerca de 300 mil pessoas morreram em Darfur, onde Cartum concentrou forças regulares e milícias, a maioria de origem árabe, para esmagar o levante armado. O governo sudanês contesta os dados e afirma que as vítimas do conflito não passam de 10 mil.

O JEM e outros grupos opositores se recusaram a assinar um acordo de paz articulado pelo Catar, o que, afastou a opção de alcançar em breve tempo a estabilidade na região ocidental sudanesa de Darfur.

Os principais agrupamentos insurgentes afirmaram em novembro que formaram uma aliança com outros rebeldes em dois estados fronteiriços para derrocar Al Bashir.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Concurso Postais das Periferias

Essa é a mais nova campanha que esta rolando...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado...

Rihanna disputa 11 categorias do Billboard Music Awards

Cantora desbanca Adele e LMFAO em número de indicações....

para lembrar

Gaby Amarantos substitui Tais Araújo no ‘Saia Justa’

A cantora paraense Gaby Amarantos foi confirmada no elenco...

Elza Soares lança o disco ‘Deus é Mulher’ no Rio

Ela está mais poderosa e inspiradora do que nunca!...

Gratuita e online, mostra América Negra traz 35 filmes de dez países

Quando se pensa em cinema, os Estados Unidos ocupam...

Virgil Abloh morre aos 41; artista criou Off-White e mudou a Louis Vuitton

Virgil Abloh, fundador da Off-White e diretor criativo da...
spot_imgspot_img

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=