Presidente sudanês se pronuncia pela paz na região de Darfur

O presidente sudanês, Omar Hassán Al Bashir, chamou o Movimiento de Justiça e Igualdade (JEM) a buscar a paz na região de Darfur, depois da morte de seu chefe Khalil Ibrahim.

Durante um discurso por ocasião do Dia da Independência desse país africano, o governante abordou aspectos do conflito nessa região, iniciado em 2003.

Nessa contenda se enfrentam Cartum e seus seguidores com as guerrilhas de comunidades não árabes, as quais acusam o Estado de marginalizá-los política e economicamente.

O exército sudanês informou que matou Khalil Ibrahim, líder del JEM, quando este tentava cruzar a fronteira para o Sudão do Sul, mas os insurgentes afirmaram que foi em um bombardeio apoiado por tropas estrangeiras.

Apesar de todas as versões que se seguiram ao fato, o Movimento de Justiça e Igualdade – um dos grupos anti-governamentais mais poderosos do país – confirmou a morte de seu chefe.

Segundo a ONU, cerca de 300 mil pessoas morreram em Darfur, onde Cartum concentrou forças regulares e milícias, a maioria de origem árabe, para esmagar o levante armado. O governo sudanês contesta os dados e afirma que as vítimas do conflito não passam de 10 mil.

O JEM e outros grupos opositores se recusaram a assinar um acordo de paz articulado pelo Catar, o que, afastou a opção de alcançar em breve tempo a estabilidade na região ocidental sudanesa de Darfur.

Os principais agrupamentos insurgentes afirmaram em novembro que formaram uma aliança com outros rebeldes em dois estados fronteiriços para derrocar Al Bashir.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Zileide Silva se afasta para tratar doença grave e desfalca plantão

Uma das principais repórteres da Globo e apresentadora substituta...

‘Pixinguinha, um Homem Carinhoso’: novo filme refaz trajetória de gênio da MPB

Pixinguinha voltava para casa, tarde da noite, quando foi...

Laranjeiras promove Semana da Consciência Negra em SE

Programação começa nesta terça-feira (20).O objetivo é reconhecer o...

para lembrar

“Malcolm X” e o racismo do capitalismo

I - ORIGEM: Malcolm Little, mais conhecido como Malcolm X...

SÃO PAULO: Seminário da Diversidade Cultural

SID/MinC promove último encontro da série nos dias 17...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...
-+=