Prevenção à violência exige cidadania e pertencimento social

Aposta nas juventudes é estratégica para a ocupação dos espaços públicos

O governo federal anunciou um novo plano nacional para a segurança pública no país. O momento é oportuno não só pelas notícias a que temos assistido recentemente de mortes violentas e de crimes cometidos pelo próprio Estado em operações policiais nas áreas mais vulneráveis. A escalada da violência urbana tem provocado, sobretudo, uma sensação de insegurança ímpar. Na cidade de São Paulo, a violência tornou-se a principal preocupação dos paulistanos depois de 11 anos, segundo pesquisa Datafolha.

Emergencialmente, a resposta à violência por meio do controle do acesso às armas é política pública inquestionável. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2019 a 2022 o número de brasileiros com autorização para a posse de armas aumentou sete vezes: de 117 mil para 783 mil. Não por acaso estamos vivenciando uma das maiores crises na convivência pacífica entre cidadãos da nossa história.

Entretanto o controle do armamento, prioridade declarada pelo governo Lula, não tem se mostrado suficiente para trazer segurança às nossas cidades de forma eficaz, justa e sustentável. Para além de conter as armas, é preciso atuar na prevenção da violência e combater as desigualdades.

Nesse sentido, a promoção da cidadania tem sido comprovadamente eficaz em diversas partes do mundo. Medellín, na Colômbia, é uma das referências em gestão pública pautada por ações coordenadas (e não apenas policiais) e pela presença do Estado nas periferias. Além do investimento em educação e mobilidade, a cidade teve seus espaços públicos ressignificados, fortalecendo os saberes locais dos territórios.

No Brasil, a Prefeitura de Recife criou o Compaz (Centro Comunitário da Paz), com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. A experiência tem inspirado iniciativas no mundo e, recentemente, o novo PAC, do governo federal, destinou R$ 800 milhões para a construção de 40 unidades do Compaz pelo Brasil em busca de uma cultura de paz.

Em Belém, o Usina da Paz, do governo estadual, acaba de anunciar resultados impressionantes: desde a implantação do programa, há cinco anos, os bairros envolvidos reduziram, em média, 86,42% os chamados crimes violentos letais e intencionais. Todos os indicadores de criminalidade caíram significativamente.

Em São Paulo, a Fundação Tide Setubal coordena desde 2017 o Plano de Bairro do Jardim Lapena, iniciativa pioneira na capital que resultou em um documento com propostas para melhorias do bairro realizado por meio de oficinas participativas.

Desde então, uma série de conquistas vem sendo registradas, como a inserção do bairro no programa de urbanismo social da prefeitura e a aplicação da intervenção Rotas Educativas do Plano de Bairro do Jardim Lapena no cronograma de obras da cidade. Além disso, moradores participaram de deliberações cidadãs para decisão sobre demandas do bairro com base no Orçamento do município.

São exemplos de sinergias intersetoriais que impulsionam o desenvolvimento do bairro e a mobilização comunitária. A articulação continua, o que reforça a importância da formação de lideranças locais, de aposta nas juventudes como estratégia para ocupação dos espaços públicos. Vale destacar, ainda, o grupo de 160 mulheres do Jardim Lapena —as chamadas “guardiãs”— que se reuniram durante a pandemia para ações emergenciais e seguem atuando de forma voluntária.

A violência é um tema multidimensional e complexo. Mas há caminhos sólidos que nos apresentam respostas a esse que é um dos grandes (senão o maior) desafios da nossa sociedade. O conceito de urbanismo social vem ganhando espaço no Brasil justamente por conceber as cidades com envolvimento da população e articulação entre áreas de atuação diferentes. As políticas públicas são implementadas de forma transversal e integrada. E requerem um processo sólido de escuta ativa, estabelecendo vínculos com a comunidade. O sentimento de pertencimento e o reconhecimento cultural e social afastam a violência como canal de expressão para inquietações e ausências.


Maria Alice Setubal (Neca)

Doutora em psicologia da educação (PUC-SP), socióloga e presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

O problema do Brasil é o ódio ao pobre

As noções de patrimonialismo e populismo são as ideias-guia...

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Ficou muito fácil escolher o lado certo da História

Aos indecisos sobre o momento político brasileiro, há uma...

The Favela is Here! Por Mauricio Pestana

Por Mauricio Pestana Historicamente, o racismo no Brasil sempre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=