Professora de Piracicaba denuncia mãe de aluno por crime de racismo

Vítima leciona em escola municipal no bairro Jupiá; crime aconteceu no fim da tarde de quinta-feira

Por André Thieful, do Jornal de Piracicaba

Uma professora de 41 anos, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil Marisa Elvira Ell Faganello, no bairro Jupiá, acusou a mãe de um aluno de chamá-la de ‘macaca’ no fim da tarde de quinta-feira (13/08). O caso foi parar no Plantão Policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência de injúria racial, ameaça e desacato.

De acordo com a professora, a mãe foi buscar o filho às 17h50, quando o horário para pegar a criança é às 17h30. Ao ser advertida sobre o atraso, a mulher passou a desacatá-la e a ofendê-la com o termo preconceituoso.

Ao JP, ela explicou que a mãe, de 21 anos, informou por telefone que iria se atrasar porque tinha quebrado o carro e que mandaria alguém para buscar a criança. A pessoa indicada por ela, no entanto, não constava na lista da escola como autorizada para se responsabilizar pelo aluno. Pouco depois, a mãe chegou à escola.

“Eu disse que ela teria que assinar o caderno de retirada da criança e a ficha de advertência pelo atraso e ela disse que não assinaria e passou a me questionar e disse: ‘eu estou cansada de você sua macaca!’”, afirmou.

Segundo ela, outras duas professoras testemunharam o xingamento. “Espero que ela pague pelo que fez. Foi uma decepção muito grande. Em 20 anos de magistério nunca pensei que fosse enfrentar uma situação dessa.”

O crime de injúria racial prevê pena de reclusão de um a três anos e multa. A autora também poderia ter sido presa imediatamente, mas no caso não houve flagrante e, apesar de identificada, ela vai responder em liberdade.

O boletim de ocorrência, registrado pelo delegado Pedro Guimarães Filho, será encaminhado para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde a ocorrência será investigada.

Questionada, a Secretaria Municipal de Educação informou que vai acompanhar o caso e dar o suporte, se necessário, à professora.

OUTRO CASO — No dia 3 de setembro do ano passado, uma mulher de 53 anos foi presa em flagrante por agentes da Guarda Civil pelo crime de racismo. Ela teria ofendido uma dona de casa, de 35 anos, utilizando termos pejorativos contra a mulher, que é afrodescendente.

Por volta de 21h30, a acusada passou a ofender a vítima em frente à uma igreja evangélica localizada na avenida Armando de Salles Oliveira. No momento da ofensa havia diversas pessoas no local, o que provocou a indignação dos presentes. A mulher pagou fiança para responder em liberdade.

+ sobre o tema

A semântica e o racismo

Os políticos da Alemanha estudam votar uma emenda para...

Quando começaremos a punir os crimes de racismo na internet?

Por motivos de economia de caracteres, racismo e injúria...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...

As cotas raciais ratificadas pelo judiciário

Francisco Antero Mendes Andrade No dia 26 deste...

para lembrar

Tolerância de ficção. A alarmante hipocrisia do Oscar

Negro dá prêmio a branco, falsa transexual é indicada......

Revisão do Plano Diretor, que será votada hoje, aprofundará o racismo em SP

O notável aumento do debate público sobre racismo em...

A supermodelo Malaika Firth quer ‘ignorar’ o racismo no mundo da moda

Malaika Firth, 20 anos, é uma das poucos modelos...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=