A supermodelo Malaika Firth quer ‘ignorar’ o racismo no mundo da moda

Malaika Firth, 20 anos, é uma das poucos modelos negras a ter tido sucesso enorme na moda, um setor notório pela falta de diversidade.

Assim sendo, não seria descabido imaginar que ela, a primeira modelo negra em quase 20 anos a ser escolhida para estrelar uma campanha da Prada, entenderia o valor da posição elevada que alcançou e a aproveitaria para combater o desequilíbrio racial na moda.

Lamentavelmente, não foi o que aconteceu. Em entrevista recente ao jornal britânico The Telegraph, a beldade nascida no Quênia mas criada em Londres soltou alguns comentários insensíveis sobre o racismo na moda:

“A falta de diversidade racial é um problema grande no mundo das modelos, mas procuro ignorá-lo. Se você ficar falando disso, convertendo isso em um problema, vai continuar sempre presente. Acho que muita gente da minha idade não enxerga o racismo. Se pudermos continuar tentando fazer o que é melhor para nós, só isso, acho que estará tudo bem.”

Como é mesmo aquele ditado? “A felicidade está na ignorância”, ou seja, em não saber ou não querer saber. Parece ser esse o caminho que Malaika Firth está seguindo, apesar de suas contemporâneas – como Jourdan Dunn, Chanel Iman e Joan Smalls – aproveitarem sua condição de supermodelos para se manifestarem contra a falta de diversidade.

Beverly Johnson, a primeira mulher negra a sair na capa da Vogue americana, também não se cala sobre o assunto. Ela, que é ícone da moda, conversou com The Daily Beast sobre o novo contrato histórico de Rihanna com a Christian Dior e sobre a situação geral do mundo das modelos.

“Infelizmente”, ela disse ao site, “o racismo ainda faz parte da conversa, e a moda não difere de qualquer outro setor. Se quisermos avançar, isso precisa mudar. Não queremos retroceder. Vivemos em um mundo diversificado. Se você não participa nesse nível, você não faz parte do mundo. As pessoas precisam enxergar as pessoas como gente.”

+ sobre o tema

Empresa terá de pagar R$ 40 mil a funcionário negro ameaçado com chicotada

A sentença contra a fabricante de embalagens Zaraplast, com...

De Ivone Lara à Fabiana Cozza: Colorismo, uma conversa necessária

Saber identificar o colorismo e usar nosso ‘lugar de...

YouTube proibirá vídeos que promovam racismo e discriminação racismo e discriminação

O YouTube anunciou nesta quarta-feira (5) que vai proibir...

para lembrar

Mãe e filha acusam loja de racismo após suspeita de roubo em Bangu

Vídeo mostra indignação de mulher ao ter bolsa revistada:...

Congresso aprova revisão da Lei de Cotas com vagas na pós-graduação

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (24), em votação simbólica,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=