Proibição da divulgação da homossexualidade na Rússia preocupa comunidade internacional

À semelhança do que ocorre em outros países, na cidade belga de Antuérpia manifestantes protestaram em frente do consulado russo contra a recente lei que proíbe a apologia da homossexualidade, aprovada em Moscovo.

“A lei está formulada de um forma tão vaga, que pode ser utilizada para criminalizar todas as formas de expressão dos homossexuais e das lésbicas. É uma forma de apagar a homossexualidade na cabeça das pessoas e nas ruas, tornando-a invisível”, disse uma organizadora da manifestação.

A lei, aprovada em junho pelo presidente Vladimir Putin, proíbe a “propaganda da sexualidade não- tradicional” e impõe multas a quem participar em desfiles “gay pride”.

As preocupações com a aplicação da nova legislação crescem à medida que se aproximam o Campeonato do Mundo de Atletismo e os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados na Rússia.

“A Carta Olímpica é muito clara. Diz que o desporto é um direito humano de todos independentemente da raça, sexo ou orientação sexual. Os Jogos devem ser abertos a todos, sem discriminações. A nossa posição é muito clara”, afirmou Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional.

Moscovo já veio ao terreno tranquilizar a comunidade internacional e tentar evitar eventuais boicotes aos dois grandes eventos desportivos.

“Aqui na Rússia nunca ninguém foi preso devido à orientação sexual. Não sucumbam à histeria que pervertidos começaram por toda a Europa. Os nossos artistas mais bem pagos têm uma orientação sexual não-tradicional e nenhum deles enfrenta qualquer descriminação”, afirmou Vitaly Milonov, um legislador russo.

Este sábado, no estádio Luzhniki, em Moscovo, começa o Campeonato do Mundo de Atletismo.

Fonte: Euro News

+ sobre o tema

Homofobia: Confundidos com casal gay, pai e filho são espancados em São Paulo

O caso aconteceu em uma feira agropecuária de São...

‘O amor une. A homofobia, não’: MEL lança primeiro comercial com beijo gay da TV brasileira

O Movimento do Espírito Lilás (MEL) em parceria com...

A fabulosa geração de gays que nasceu para ser tudo que ninguém quer

Apropriam-se de termos, criam linguagem própria e um andar...

Candidato homofóbico do PSDB causa revolta e vergonha alheia

Candidato homofóbico pretende 'ensinar meninos a gostarem somente de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Em Manaus, alunos evangélicos se recusam a ler obras como “Macunaíma” e “Casa Grande Senzala”, dizendo que os livros falam sobre “homossexualismo”

Polêmica na escola motivou ida de representantes de Fórum,OAB e MPE Por Maria Derzi Do Pavablog O protesto de um grupo de 13 alunos evangélicos do ensino...

Fantasias de carnaval podem reproduzir preconceitos contra negros e homossexuais

A irreverência do carnaval em muitos casos pode trazer consigo preconceitos há muito enraizados na cultura brasileira. Fantasias como nêga maluca ou mesmo homens...

Texas: governador compara homossexualidade com o alcoolismo

O governador do Texas, Rick Perry, que foi candidato às primárias do Partido Republicano para a presidência dos Estados Unidos em 2012 e é...
-+=