Proibição da divulgação da homossexualidade na Rússia preocupa comunidade internacional

À semelhança do que ocorre em outros países, na cidade belga de Antuérpia manifestantes protestaram em frente do consulado russo contra a recente lei que proíbe a apologia da homossexualidade, aprovada em Moscovo.

“A lei está formulada de um forma tão vaga, que pode ser utilizada para criminalizar todas as formas de expressão dos homossexuais e das lésbicas. É uma forma de apagar a homossexualidade na cabeça das pessoas e nas ruas, tornando-a invisível”, disse uma organizadora da manifestação.

A lei, aprovada em junho pelo presidente Vladimir Putin, proíbe a “propaganda da sexualidade não- tradicional” e impõe multas a quem participar em desfiles “gay pride”.

As preocupações com a aplicação da nova legislação crescem à medida que se aproximam o Campeonato do Mundo de Atletismo e os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados na Rússia.

“A Carta Olímpica é muito clara. Diz que o desporto é um direito humano de todos independentemente da raça, sexo ou orientação sexual. Os Jogos devem ser abertos a todos, sem discriminações. A nossa posição é muito clara”, afirmou Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional.

Moscovo já veio ao terreno tranquilizar a comunidade internacional e tentar evitar eventuais boicotes aos dois grandes eventos desportivos.

“Aqui na Rússia nunca ninguém foi preso devido à orientação sexual. Não sucumbam à histeria que pervertidos começaram por toda a Europa. Os nossos artistas mais bem pagos têm uma orientação sexual não-tradicional e nenhum deles enfrenta qualquer descriminação”, afirmou Vitaly Milonov, um legislador russo.

Este sábado, no estádio Luzhniki, em Moscovo, começa o Campeonato do Mundo de Atletismo.

Fonte: Euro News

+ sobre o tema

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

Senado argentino veta legalização do aborto; entenda a votação e próximos passos

Votação aconteceu após meses de mobilização de milhões de...

para lembrar

Juristas aprovam criminalização da homofobia no novo Código Penal

A Comissão Especial de Juristas encarregada de elaborar a...

DOSSIÊ “Violências na Universidade: discriminações e suas manifestações”

CHAMADA PARA ARTIGOS - EDIÇÃO ESPECIAL PRAZO PRORROGADO.   Por palavras ou...

Djamila Ribeiro critica combate seletivo ao preconceito

Na Feira do Livro de Ribeirão Preto, escritora defendeu...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=