Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

Enviado por / FonteG1, por Sílvia Vieira

Equipe do projeto esteve em Brasília e participou de uma reunião de apresentação do Kiriku ao MIR.

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Brasileira, Afro Amazônica e Quilombola (Afroliq) da Universidade Federal do Oeste do Pará, professor Luiz Fernando de França esteve em Brasília na última semana do mês de março, para apresentar o projeto à assessoria especial da ministra Anielle Franco.

O projeto Kiriku trabalha as relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil de Santarém (Cemeis).

Luiz Fernando e a professora Geones Marques Gomes, coordenadora do Cemei Antônia Corrêa e Sousa, foram recebidos por Rafael Resende e Josiara Leite, da assessoria especial da ministra da Igualdade Racial. Na ocasião, além de apresentar o projeto Kiriku, Luiz Fernando iniciou um diálogo com o MIR em busca de recursos financeiros para manutenção e construção de novas afrotecas em Santarém e região oeste do Pará.

O convite para a reunião de apresentação do Kiriku no Ministério foi feito depois que Luiz Fernando enviou carta para os ministérios em Brasília, contando um pouco das ações do projeto e sobretudo, das afrotecas, que são as primeiras quatro afrotecas no Brasil pensadas para trabalhar com a primeira infância, desde bebês a crianças bem pequenas, com jogos, instrumentos musicais, livros e brinquedos.

“Mandei carta contando do projeto Kiriku para Brasília. Mandei para vários ministérios, dentre eles o Ministério da Igualdade Racial. E o Ministério da Igualdade Racial respondeu interessado em conhecer mais sobre o projeto. E aí é que eles agendaram essa reunião, que ocorreu agora na quarta-feira, dia 27 de março. E eu fui para a reunião representando o projeto, e foi comigo também a professora Geones Marques, que é coordenadora de uma das creches que a gente tem em uma afroteca, né, a Afroteca Sankofa. Apresentamos o nosso projeto de educação antirracista para crianças, contamos um pouco da história do projeto Kiriku, e, sobretudo, buscamos apoio institucional do Ministério, recurso financeiro para a gente poder ampliar as afrotecas, ampliar a política, ampliar as ações”, contou Luiz Fernando.

Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco recebeu bonecos do projeto Kiriku — Foto: Divulgação

Durante a reunião, o professor entregou à assessoria especial da ministra Anielle Franco um relatório e um portfólio com um resumo do projeto e de cada uma das afrotecas instaladas em Santarém, e também entregou um projeto de ampliação do Kiriku e de construção de mais 10 afrotecas na região oeste do Pará.

A expectativa do coordenador do projeto é a melhor possível para ampliação do número de afrotecas com aporte financeiro do MIR.

“Foi uma reunião muito interessante, muito proveitosa, muito esclarecedora e muito esperançosa. Eu estou esperançoso na possibilidade de recursos financeiros para que a gente possa ampliar e construir novas afrotecas aqui na região. A reunião foi um sucesso na minha avaliação e a gente fica agora aguardando os desdobramentos. Eles pediram um tempo para avaliar e vão nos convidar novamente para mais uma rodada de conversa, para mais uma reunião, para a gente poder encaminhar como será feito esse apoio institucional e financeiro do Ministério da Igualdade Racial”, finalizou Luiz Fernando.

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

O mandato interrompido e o legado de Marielle Franco

Hoje, 14 de novembro, véspera das eleições municipais em...

Quem mandou matar Marielle e por quê? 4 anos sem resposta é tempo demais!

Nesta segunda, completam quatro anos da perda brutal de...

Anielle Franco é eleita uma das mulheres do ano pela revista Time

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita pela...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...
spot_imgspot_img

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O...
-+=