Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Lançamento do pacote de ações interministeriais para combate ao genocídio negro terá presença de Lula e Anielle Franco

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O evento acontece no Ginásio Regional, às 10h, e contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Anielle Franco

O documento é maior pacote de políticas de igualdade racial para a juventude negra da história do país. São mais de 43 metas e 217 ações transversais pactuadas junto a 18 pastas ministeriais, com objetivo de reduzir a letalidade e as vulnerabilidades que atingem jovens negros e negras e enfrentar o racismo estrutural.

O Plano foi construído coletivamente com a juventude negra durante a etapa das caravanas participativas, que passaram pelos 26 estados e o Distrito Federal realizando uma escuta ativa às principais demandas apresentadas.

“Quando a gente pensou o Juventude Negra Viva, a gente queria pensar em vários eixos. Mas o eixo principal era: como combater o genocídio da juventude negra e também levar outras coisas como educação, saúde, direito à vida digna? Então toda essa construção coletiva passa por ali”, explicou a ministra da Igualdade Racial durante seminário de apresentação do Plano em novembro do ano passado.

O projeto é fruto de reivindicações de movimentos negros em todo o país e foi estruturado a partir de 11 eixos: saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

Além do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do PJNV, o documento foi construído em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência. 

A representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, destacou a importância do Plano no combate à violência contra jovens negros.

“As 47 milhões de pessoas jovens no Brasil representam uma geração comprometida com uma sociedade brasileira mais justa, equitativa e sustentável. Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 35 mil mortes violentas de jovens entre 2016 e 2020, 80% eram negros com idade de 15 a 19 anos. Essa realidade não pode continuar”, afirmou durante o evento de apresentação em novembro.

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

para lembrar

Em defesa da vida e dos direitos políticos de mulheres negras LGBTQIA+

O ano legislativo mal teve início e alguns dias...

A gente não consegue respirar

Na última semana, fomos todos impactados com uma cena...

Área social de Lula reflete novos atores e desfecho de debate na esquerda

Os desafios da área social do próximo governo Lula mostram que o debate...
spot_imgspot_img

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana,...
-+=