Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Lançamento do pacote de ações interministeriais para combate ao genocídio negro terá presença de Lula e Anielle Franco

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O evento acontece no Ginásio Regional, às 10h, e contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Anielle Franco

O documento é maior pacote de políticas de igualdade racial para a juventude negra da história do país. São mais de 43 metas e 217 ações transversais pactuadas junto a 18 pastas ministeriais, com objetivo de reduzir a letalidade e as vulnerabilidades que atingem jovens negros e negras e enfrentar o racismo estrutural.

O Plano foi construído coletivamente com a juventude negra durante a etapa das caravanas participativas, que passaram pelos 26 estados e o Distrito Federal realizando uma escuta ativa às principais demandas apresentadas.

“Quando a gente pensou o Juventude Negra Viva, a gente queria pensar em vários eixos. Mas o eixo principal era: como combater o genocídio da juventude negra e também levar outras coisas como educação, saúde, direito à vida digna? Então toda essa construção coletiva passa por ali”, explicou a ministra da Igualdade Racial durante seminário de apresentação do Plano em novembro do ano passado.

O projeto é fruto de reivindicações de movimentos negros em todo o país e foi estruturado a partir de 11 eixos: saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

Além do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do PJNV, o documento foi construído em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência. 

A representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, destacou a importância do Plano no combate à violência contra jovens negros.

“As 47 milhões de pessoas jovens no Brasil representam uma geração comprometida com uma sociedade brasileira mais justa, equitativa e sustentável. Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 35 mil mortes violentas de jovens entre 2016 e 2020, 80% eram negros com idade de 15 a 19 anos. Essa realidade não pode continuar”, afirmou durante o evento de apresentação em novembro.

+ sobre o tema

Show de racismo e insensatez na Câmara é prova de retrocesso civilizatório

Eleição deu megafones àqueles que preferem comportamento selvagem e...

O algoz não vai ter mais razão

Há um desespero cômico naqueles que não falam mais...

Maringá é uma cidade com racismo velado, mas intenso, acusa professor da UEM

Fonte: O Díario do Norte do Paraná -   "Maringá é...

para lembrar

Política de JFK deu início ao fim da segregação racial nos EUA

Representante da rica e branca sociedade americana, Kennedy foi...

USP rejeita 50% dos alunos de escola pública até 2016

Proposta do governo de curso preparatório também não foi...

Jovem de black power é ironizada na web: “Não abaixo cabeça para racista”

Milleni foi fotografada por desconhecido quando voltava para casa...

Ludmilla é alvo de comentário racista de apresentador da Record: ‘Pobre, macaca’

No programa 'Balanço Geral' na Record TV Brasília, o...
spot_imgspot_img

O horror na PM paulista não são casos isolados

É preciso ir além do horror estomacal que qualquer ser humano privado de sociopatia sente ao ver policiais jogando um homem de uma ponte...

‘Política de morte e vingança’, diz ouvidor após PM jogar homem de ponte

Um PM foi gravado jogando um homem de uma ponte durante uma abordagem em São Paulo. O ouvidor da polícia diz que secretaria de...

Vídeo mostra policial militar executando sobrinho do rapper Eduardo Taddeo pelas costas

O rapper Eduardo Taddeo divulgou, nesta segunda-feira (2), novas imagens do assassinato de seu sobrinho, Gabriel Renan da Silva Soares, em uma unidade do mercado Oxxo, na...
-+=