Quem é Naomi Osaka, ativista e estrela do tênis com direito a série e boneca Barbie

Enviado por / FonteG1

Filha de imigrantes, Naomi acendeu a pira dos Jogos de Tóquio nesta sexta. Ela foi a primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de tênis e tem jogado luz sob questões como racismo e depressão.

A tenista japonesa Naomi Osaka, de 23 anos, é uma das atletas mais populares das Olimpíadas de Tóquio e do mundo do esporte. E não é para menos: primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de tênis, Naomi tem usado a fama para levantar questões socais, como desigualdade racial e saúde mental.

Filha de imigrantes – sua mãe é japonesa e o pai é haitiano -, Naomi nasceu no Japão, mas migrou aos 3 anos para os Estados Unidos, onde vive até hoje.

Apesar disso, ela escolheu representar seu país de origem durante os Jogos de Tóquio. Nesta sexta-feira (23), ela acendeu a pira olímpica e se tornou a primeira tenista a protagonizar o simbólico ato da cerimônia de abertura.

Durante o torneio US Open de 2020, onde foi ouro, Naomi usou diferentes máscaras com os nomes de vítimas de racismo nos Estados Unidos.

Naomi Osaka acende a pira das Olimpíadas de Tóquio — Foto: Maddie Meyer/Getty Images

No último torneio de Roland Garros, ela decidiu não participar das coletivas de imprensa para evitar estresse, segundo a tenista. Criticada e acusada de estrelismo – os atletas são obrigados a participarem das coletivas após os jogo -, ela publicou uma carta em suas redes sociais afirmando que passava por problemas com sua saúde mental, questionou a regra do torneio, e, para se resguardar, abandonaria o campeonato.

“Nunca banalizaria a saúde mental ou usaria o termo levianamente. A verdade é que tenho sofrido longas crises de depressão desde o US Open em 2018 e tenho tido muita dificuldade em lidar com isso. Embora a imprensa do tênis sempre tenha sido gentil comigo (…) tenho grandes ondas de ansiedade antes de falar para a mídia internacional”, publicou Naomi em 31 de maio.

Ainda na carta, ela se desculpou com os jornalistas, com os fãs, mas também pediu “empatia”. Ela está afastada das quadras desde maio para tratar a depressão e o retorno será nesta sexta-feira.

Além de ativista dentro e fora das quadras, Naomi também é pop: somente em julho, ela foi capa da revista Vogue Hong Kong, lançou um documentário na Netflix e ganhou até uma boneca Barbie.

Pioneira no tênis

Vencedora de quatro títulos de Grand Slam – quando se tornou a primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de tênis ela tinha apenas 20 anos -, Naomi é e atual tenista número 2 do mundo.

No ano passado, ela venceu o Laureus na categoria mais importante, Esportista de 2020. O prêmio é considerado o Oscar do esporte.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Que Exu Ilumine o Brasil

O futebol sempre esteve presente dentro da minha casa....

Adhemar Ferreira da Silva – O João do Pulo

Um fato curioso, mas que mostra o caráter de...

O nadador haitiano que, sem piscina olímpica, treinou para Rio 2016 com vídeos de Phelps

Em meio à profusão de atletas, dirigentes, convidados e...

Por que a imprensa esportiva trata o leitor como imbecil?

Várias pesquisas têm apontado que o interesse do brasileiro...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

Fifa The Best: Marta ganha homenagem especial e vira nome de prêmio

Jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018, a brasileira Marta foi homenageada na cerimônia desta...
-+=