“Querelas do Brasil”

A nação desconhece a si mesma, desperdiça potencialidades, nega oportunidades

Quando tenho a oportunidade de viajar pelo país sou tomada por um mix de orgulho, deslumbramento, felicidade e indignação. Orgulho de fazer parte deste povo tão diverso, criativo e generoso —apesar de tudo. Deslumbramento pelas incontáveis belezas naturais e pela riqueza cultural de todas as regiões. Felicidade pelo privilégio de poder conhecer um pouco da minha pátria. A indignação é com o quanto a nação desconhece a si mesma, desperdiça potencialidades, nega oportunidades, fomenta a miséria, maltrata seu povo.

Às margens do “Velho Chico”, como é carinhosamente chamado o São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil, me vi tomada por esses sentimentos ao conversar com dois jovens negros. Além da pele preta e da idade, 20 anos, ambos têm em comum o abandono dos estudos antes do ingresso no ensino médio para trabalhar na prestação de serviços e a carência de perspectiva de futuro.

Um deles singra pelo rio carregando turistas por entre os Cânions do Xingó, em Canindé do São Francisco (SE). Há três anos é canoeiro. Começou na atividade depois de tentar a vida em SP. “Não queria repetir a sina dos homens da minha família”, conta. Até aqui, não deu certo. Por falta de orientação, acabou trocando a educação pelos remos.

O outro trabalha como garçom no Mirante Secular da cidade histórica de Piranhas (AL). Sabe dar informações precisas sobre as rotas turísticas. Na teoria, conhece bem as cercanias da localidade visitada por dom Pedro 2º, em 1859. Mas nunca pisou na Trilha de Lampião e tampouco esteve nos cânions. “Um dia eu vou”, diz.

Às margens do maior rio totalmente brasileiro, ambos dão vida a estatísticas sobre desigualdades socioeconômicas relacionadas à questão racial vigentes não há anos, nem décadas, mas há séculos. Fez lembrar a música “Querelas do Brasil”, de Aldir Blanc e Mauricio Tapajós: “(…)O Brasil nunca foi ao Brazil(…)/O Brazil não merece o Brasil(…)/Do Brasil, s.o.s ao Brasil.

+ sobre o tema

Descaso com presos vem dos tempos da chibata

"Tanto a nossa falta de empatia quanto o descaso...

Atlas da violência – Conte algo que não sei

Os negros, segundo “Atlas da Violência “do Instituto de...

Niterói – Abertura da Semana Municipal do Combate à Intolerância Religiosa

O Vereador Leonardo Giordano convida a todos e todas...

Sistema prisional entrega jovens de baixa periculosidade às facções

O Estado brasileiro tem investido de forma persistente no...

para lembrar

Haitiano é agredido até a morte por grupo de pessoas em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um suposto...

Ministério Público Federal quer afastamento do comando da PM de SP

A alegação é de que a situação está fora...

“Pretos Fedem” é o recadinho deixado na parede da UniRio

"Pretos Fedem" é o recadinho deixado na parede da...

Tumulto na Marcha das Mulheres Negras foi racismo, afirma militante

Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=