Racismo em Portugal: “O que está um preto a fazer na polícia?”

Enviado por / FonteO Globo, por Gian Amato

Comentários racistas atacam publicação no Twitter com foto de um homem negro fardado para divulgar curso para formação de oficiais. MP investiga

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal é alvo de racismo na internet ao publicar a foto de um negro fardado para divulgar o curso para formação de oficiais.

“Não quero ser racista, mas o que está um preto a fazer na polícia portuguesa?”, escreveu nos comentários da publicação no Twitter um dos perfis identificado como Bernardo.

Os comentários em tom racista se multiplicaram e incluem, entre outras, as seguintes frases:

“Mudamos para África e eu não sabia?”

“Anúncio da PSP… de Moçambique?”

“Parece-me que alguém trocou a foto da polícia e do ladrão”

Também há ataques contra homossexuais e moradores de regiões mais pobres de Lisboa:

“Contratem o pessoal da Amadora e Cova da Moura (regiões de Lisboa) e por aí acaba logo com os crimes. Com esse cartaz apelativo”.

“És gay? Queres tornar-te Oficial da Polícia? Esta é a oportunidade pela qual esperavas Junta-te a PSP ! E verás que é como estares em casa!”.

Em comunicado, a PSP informou que repudia a discriminação racial e enviou o caso para investigação do Ministério Público.

“Foi elaborado auto de notícia, já remetido ao MP, com referência aos fatos apurados até o momento e à informação que se considera ter relevância criminal”, diz a nota.

A PSP também enviou os comentários à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), órgão responsável pelo combate ao racismo.

O Artigo 240 do Código Penal português prevê: “Quem, publicamente, por qualquer meio destinado à divulgação (…) Difamar ou injuriar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem (…) é punido com pena de prisão de 6 meses a 5 anos”.

No entanto, por mais que haja provas, a punição nestes casos on-line é muito difícil porque os perfis e as informações pessoais podem ser falsos.

Mesmo quando o racista é identificado, o processo se arrasta. Por exemplo: somente agora, quase um ano depois, o casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso voltou a Portugal para prestar depoimento no caso de racismo sofrido pelos filhos Títi e Bless em Lisboa.

+ sobre o tema

para lembrar

Chicotear negro pobre é permitido no país que celebra o racismo e a tortura

Um jovem negro foi despido, amordaçado e chicoteado por...

Resposta a Risério

  Domingo, 17/12/2017, foi publicado na Folha de S. Paulo...

Os justiceiros do Flamengo e Keisha Thomas a jovem negra que protegeu um neonazi de ser espancado pela turba

 por Marcos Sacramento A atitude de uma adolescente negra nos anos...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=