Roteiristas se demitem da série de José Padilha sobre Marielle Franco

Enviado por / FontePipoca Moderna

Quatro roteiristas da série de ficção sobre Marielle Franco (1979-2018) pediram demissão por divergências sobre a condução do projeto, idealizado por Antônia Pellegrino (“Bruna Surfistinha”) e dirigido por José Padilha (“Tropa de Elite”). A notícia foi publicada na coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

A equipe de apoio do projeto é formada por duas pesquisadoras, quatro roteiristas e um diretor, todos negros. Dos sete, deixaram o trabalho os quatro roteiristas.

A composição desta equipe teria sido resultado de questionamentos nas redes sociais, porque os três principais envolvidos na série, a criadora do projeto, Antonia Pellegrino, o diretor Padilha e o autor indicado pela Globo para supervisionar os trabalhos, George Moura, são brancos.

Vereadora pelo PSOL, Marielle Franco era negra, lésbica e feminista, e sempre militou por políticas de inclusão racial e social.

As divergências dos roteiristas seriam sobre os caminhos narrativos escolhidos para a produção, que ainda está em fase inicial e não tem nenhum capítulo completamente escrito. Mas a crise também acrescenta mais questionamento à produção, incluindo a prática do “tokenismo”, ou seja, uma ação apenas simbólica (no caso, a contratação de roteiristas negros) destinada a responder à crítica de falta de diversidade racial e inclusão na produção.

Além da questão racial, houve muitas críticas ao envolvimento de Padilha no projeto, especialmente após a realização da série “O Mecanismo” (2018), que glorificou a operação Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro.

Por outro lado, Antonia Pellegrino é mulher do deputado federal Marcelo Freixo, do PSOL, mesmo partido de Marielle, além de amigo pessoal da ex-vereadora. Antonia é coautora de novelas da Globo – “Da Cor do Pecado” (2004) e “Aquele Beijo” (2011), entre outras – , além de ter escrito o roteiro do filme “Bruna Surfistinha” (2011).

A série será lançada na plataforma Globoplay, que teria atravessado a Amazon na negociação do projeto.

 

+ sobre o tema

Nota da Plataforma Dhesca sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco

A Plataforma Dhesca Brasil manifesta indignação e pesar pelos...

A História de amor interrompida de Marielle e Monica

Era 7 de janeiro de 2017. Marielle Franco tinha...

O intrincado quebra-cabeças das mortes de Marielle e Anderson

Quem matou Marielle e Anderson?". A pergunta que numa...

Caso Marielle: PF vai investigar se agentes públicos atuam para impedir resolução do crime

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou nesta...

para lembrar

Curta sobre a vida de universitários africanos em Floripa na UFSC

No dia 27 de maio, terça-feira ás 19h, aconteceu...

Estudantes de cinema apresentam seus filmes pela primeira vez

Produções independentes da Escola Livre de Cinema Social Cine...

7 filmes para entrar de cabeça no Mês da Consciência Negra

Um Deslize Perigoso (2015): ambientado nos dias de hoje,...

Ruth de Souza completa hoje 90 anos

Por: Rubens Ewald Filho   Sempre tive...
spot_imgspot_img

Pavilhão do Brasil na 18. Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia

A Fundação Bienal de São Paulo divulga o projeto que ocupará o Pavilhão do Brasil na 18. Mostra Internacional de Arquitetura, La Biennale di...

Halle Bailey se diz “honrada” por interpretar Ariel no remake de “A Pequena Sereia”

A cantora negra norte-americana Halle Bailey disse que se sentiu "honrada" por interpretar Ariel no remake live-action de "A Pequena Sereia", acrescentando que espera...

Longa sobre a vida de Daniel Marques estreia no Circuito SPCine

O longa-metragem “Diga o que quiser! eu vou ser feliz à beça!", dirigido por Renato Candido, entra em cartaz a partir do dia 4...
-+=