A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), do Rio Grande do Sul, publicou na última segunda-feira a lista dos aprovados no processo seletivo de 2012 sem considerar as vagas reservadas aos cotistas. Na terça-feira, uma nova relação de aprovados e suplentes foi divulgada, com o resultado correto do vestibular.
A Furg informou, por meio de nota, que a retificação precisou ser feita porque na primeira lista foram desconsideradas as vagas destinadas aos cotistas, o que aprovou candidatos na primeira lista e os excluiu da segunda. Segundo a nota, “a publicação de uma nova lista de convocação para a chamada nominal presencial teve por objetivo atender à Política Institucional estabelecida no Programa de Ações Inclusivas (PROAI)”. A instituição disse também que reconhece os transtornos causados e lamenta o fato ocorrido.
O PROAI consiste em um sistema de bonificação da Furg para os candidatos autodeclarados negros ou pardos que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas da rede públicas; para os candidatos com deficiência; e para aqueles que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas da rede públicas.
Fonte: Terra