Salvador: Espetáculo faz homenagem à cantora mineira Clara Nunes

Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora Clara Nunes (1942-1983),  que  ganhou destaque cantando samba, era  também uma pesquisadora e admiradora das músicas  afro-brasileiras.Os que conheceram o talento da cantora e a nova geração têm, agora, mais  oportunidade de rever um pouco de sua trajetória, repertório musical e seus questionamentos, através do espetáculo Deixa Clarear – Musical sobre Clara Nunes.

Por Eduarda Uzêda, do A Tarde 

 

A montagem, protagonizada pela atriz Clara Santhana,  pela primeira vez será apresentada em Salvador. Será no Teatro Jorge Amado, sexta-feira, 15, e sábado, 16, às 20 horas, e domingo, 17, às 19 horas. “Este é um projeto idealizado por mim para homenagear  Clara Nunes, uma artista que aprendi a admirar na adolescência”, afirma Clara   Santhana,  que tem apenas 27 anos.

Expectativa

“Minha expectativa de apresentar este espetáculo  para Salvador é muito grande, pois  Clara Nunes  tinha ligação  forte com a  Bahia e com a cultura afro-brasileira”, afirma a atriz.
Ela conta que o espetáculo estreou em  2013 no Rio de Janeiro como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora. Se viva fosse, Clara Nunes faria em agosto 73 anos de idade.

Com direção de Isaac Bernat, texto de Márcia Zanelatto e direção musical à cargo de Alfredo Del Penho, a montagem, que tem 75 minutos de duração, de acordo com Clara Santhana,  apresenta um pouco da infância de Clara Nunes.

Não ficam de fora no espetáculo a relação com Chacrinha e questionamentos da cantora mineira em relação à religiosidade afro-brasileira (a intérprete, que era católica e chegou a flertar com o espiritismo, depois foi iniciada na umbanda).

Repertório

O espetáculo apresenta 20 canções que foram interpretadas por Clara Nunes. Entre elas,   O Canto das Três Raças (Paulo César Pinheiro/ Mauro Duarte), Morena de Angola (Chico Buarque), O Mar Serenou (Candeia) e Ê Baiana (Fabrício da Silva/Baianinho/Ênio Santos/ Miguel)

Clara Santhana diz que  este é seu primeiro solo e  que o  maior desafio “foi o de cantar  músicas que têm melodias complexas”. A cenografia de  Doris Rollemberg leva ao palco  uma cortina de miçangas e contas conhecidas como Lágrimas de Nossa Senhora. O figurino de Desirée Bastos traz indumentárias  características da cantora mineira, a exemplo das roupas brancas que remetem aos trajes das baianas.

Músicos  tocam ao vivo: Michel Nascimento (percussão), Bidu Campeche (cavaquinho e percussão) e João Bittencourt (violão).

+ sobre o tema

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Dana White confirma luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...

para lembrar

São Paulo: Segundo encontrão de Cultura Urbana acontece neste sábado

O “2º Encontrão de Cultura Urbana de Embu das...

São Paulo: Festa Sandorê leva maracatu e afoxé ao Jongo Reverendo

Uma festa com muito tambor, dança e alegria, em...

Congresso de capoeira discute rumos para desenvolver esporte em Manaus

Congresso debate demandas referentes à prática esportiva e outras...

Oficina ensina maracatu e afoxé para iniciantes em Manaus

Aulas serão realizadas entre os dias 21 e 24...
spot_imgspot_img

Do Ilú Oba de Min à Poesia no Ar: 09 eventos imperdíveis na quebrada pra você colar!

Dessa vez, a seleção semanal de atividades culturais feita pela Periferia em Movimento gerou uma lista grande e extensa – são 09 eventos que...

Margareth Menezes comemora 30 anos de carreira com show na Concha

Cantora se apresenta em janeiro, com um show especial Do  iBahia A cantora Margareth Menezes vai comemorar 30 anos de carreira com um show especial. A baiana...

Olhares e Vozes Afro Femininas no Cineclube Afro Sembene de outubro

Dia 17 de outubro, em novo horário, às 17 horas, o Cineclube Afro Sembene presta homenagem aos países africanos que se tornaram independentes no...
-+=