Servidora suspeita de injúria racial durante show é exonerada em MS

Enviado por / FonteDo G1

Juliana Silva, de 32 anos, denunciou um caso de injúria racial durante show do Belo no fim de semana, em Campo Grande.

Uma servidora, de 49 anos, foi afastada de suas funções por suspeita de injúria racial contra a advogada Juliana Silva, de 32 anos, durante um show do cantor Belo, em Campo Grande, no fim de semana. A decisão foi publicada no diário oficial de Ribas do Rio Pardo na manhã desta quarta-feira (6).

A servidora era lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social como contratada para a função de agente de proteção social, segundo contrato publicado em diário oficial no dia 13 de junho deste ano. A contratação era válida por um ano e poderia ser renovada. O salário era de R$ 1.716,54.

Servidora pública é exonerada em Ribas do Rio Pardo (Foto: Reprodução)

Ao g1, Juliana relatou que estava com algumas amigas no show, quando a suspeita jogou o copo de bebida pra cima e o líquido caiu sobre ela. “Eu fiquei indignada e respirando fundo. Nesse momento a filha dela começou a gritar comigo”, contou a advogada.

Juliana contou que a suspeita falou “olha para você, guria, se enxerga” e, ao ser questionada sobre o que ela queria dizer, a mulher teria esfregado o braço fazendo menção a cor de pele da vítima.

Na segunda-feira (4), a advogada acionou a Polícia Civil e registrou boletim por injúria racial e o caso segue sendo investigado. Segundo o Código Penal, atacar uma pessoa por causa da cor da pele é injúria racial, diferente do racismo, quando a ofensa é direcionada à coletividade. A pena para ambos os crimes pode chegar a cinco anos de prisão.

A suspeita foi identificada e a reportagem tentou entrar em contato com ela, porém até a atualização desta matéria, ainda não havia obtido resposta.

Em nota, a assessoria do cantor Belo informou que não obteve conhecimento do caso e que o artista não compactua com qualquer atitude deste porte ou de qualquer outro que possa ferir a integridade física e moral de outro ser.

+ sobre o tema

Davina Castelli: A ficha corrida de uma senhora racista e seus crimes reincidentes

Em 2012, Davina Apparecida Castelli foi flagrada pelas câmeras...

Enfim, medidas contra o racismo nos estádios

Tem início no próximo sábado, na Rússia, a Copa...

para lembrar

Pobre e favelado? Na minha praia, não!

Gostaria de saber quem é que acha legítimo invadir...

Vítima de racismo, Sterling vai às redes sociais e critica imprensa inglesa

Um dia após ser vítima de ofensas racistas, proferidas...

‘Mundo Real’ mostra vida do negro na academia marcada pelo racismo

Certas leituras surpreendem justamente por não nos surpreender. Como...

Cidade e Racismo: Corpos Negros no carnaval de Salvador

O cordeiro é uma figura fixa e característica do...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=