Servidora suspeita de injúria racial durante show é exonerada em MS

Enviado por / FonteDo G1

Juliana Silva, de 32 anos, denunciou um caso de injúria racial durante show do Belo no fim de semana, em Campo Grande.

Uma servidora, de 49 anos, foi afastada de suas funções por suspeita de injúria racial contra a advogada Juliana Silva, de 32 anos, durante um show do cantor Belo, em Campo Grande, no fim de semana. A decisão foi publicada no diário oficial de Ribas do Rio Pardo na manhã desta quarta-feira (6).

A servidora era lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social como contratada para a função de agente de proteção social, segundo contrato publicado em diário oficial no dia 13 de junho deste ano. A contratação era válida por um ano e poderia ser renovada. O salário era de R$ 1.716,54.

Servidora pública é exonerada em Ribas do Rio Pardo (Foto: Reprodução)

Ao g1, Juliana relatou que estava com algumas amigas no show, quando a suspeita jogou o copo de bebida pra cima e o líquido caiu sobre ela. “Eu fiquei indignada e respirando fundo. Nesse momento a filha dela começou a gritar comigo”, contou a advogada.

Juliana contou que a suspeita falou “olha para você, guria, se enxerga” e, ao ser questionada sobre o que ela queria dizer, a mulher teria esfregado o braço fazendo menção a cor de pele da vítima.

Na segunda-feira (4), a advogada acionou a Polícia Civil e registrou boletim por injúria racial e o caso segue sendo investigado. Segundo o Código Penal, atacar uma pessoa por causa da cor da pele é injúria racial, diferente do racismo, quando a ofensa é direcionada à coletividade. A pena para ambos os crimes pode chegar a cinco anos de prisão.

A suspeita foi identificada e a reportagem tentou entrar em contato com ela, porém até a atualização desta matéria, ainda não havia obtido resposta.

Em nota, a assessoria do cantor Belo informou que não obteve conhecimento do caso e que o artista não compactua com qualquer atitude deste porte ou de qualquer outro que possa ferir a integridade física e moral de outro ser.

+ sobre o tema

Movimento negro denuncia violações de direitos à OEA

Nesta quinta-feira (24), a Coalizão Negra por Direitos denunciou...

Em série, casais inter-raciais revelam insultos que ouvem diariamente

Ver um casal de diferentes etnias não deveria ser...

Xenofobia – a morte de um angolano no Brasil sem auxílio emergencial

A xenofobia é o medo ou ódio por estrangeiros....

para lembrar

Sobre o poder da Consciência Negra

Por Douglas Belchior no negrobelchior  Tenho a grande honra de ter construído nesses...

Uma Michelle incomoda muita gente, duas Michelles incomodam muito mais…

Taís Araújo foi alvo de racismo em seu perfil...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=