Servidora suspeita de injúria racial durante show é exonerada em MS

Enviado por / FonteDo G1

Juliana Silva, de 32 anos, denunciou um caso de injúria racial durante show do Belo no fim de semana, em Campo Grande.

Uma servidora, de 49 anos, foi afastada de suas funções por suspeita de injúria racial contra a advogada Juliana Silva, de 32 anos, durante um show do cantor Belo, em Campo Grande, no fim de semana. A decisão foi publicada no diário oficial de Ribas do Rio Pardo na manhã desta quarta-feira (6).

A servidora era lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social como contratada para a função de agente de proteção social, segundo contrato publicado em diário oficial no dia 13 de junho deste ano. A contratação era válida por um ano e poderia ser renovada. O salário era de R$ 1.716,54.

Servidora pública é exonerada em Ribas do Rio Pardo (Foto: Reprodução)

Ao g1, Juliana relatou que estava com algumas amigas no show, quando a suspeita jogou o copo de bebida pra cima e o líquido caiu sobre ela. “Eu fiquei indignada e respirando fundo. Nesse momento a filha dela começou a gritar comigo”, contou a advogada.

Juliana contou que a suspeita falou “olha para você, guria, se enxerga” e, ao ser questionada sobre o que ela queria dizer, a mulher teria esfregado o braço fazendo menção a cor de pele da vítima.

Na segunda-feira (4), a advogada acionou a Polícia Civil e registrou boletim por injúria racial e o caso segue sendo investigado. Segundo o Código Penal, atacar uma pessoa por causa da cor da pele é injúria racial, diferente do racismo, quando a ofensa é direcionada à coletividade. A pena para ambos os crimes pode chegar a cinco anos de prisão.

A suspeita foi identificada e a reportagem tentou entrar em contato com ela, porém até a atualização desta matéria, ainda não havia obtido resposta.

Em nota, a assessoria do cantor Belo informou que não obteve conhecimento do caso e que o artista não compactua com qualquer atitude deste porte ou de qualquer outro que possa ferir a integridade física e moral de outro ser.

+ sobre o tema

Palmas sediará Forum de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná

O lançamento oficial do encontro estadual ocorrerá na sexta-feira(25)...

Abordagem de Natal na UPP Chapéu Mangueira

Na segunda feira (22) a UPP Chapéu Mangueira/Babilônia realizou...

20 relatos de racismo que parecem verdadeiras histórias de terror

Com a diferença de que essas histórias não são...

para lembrar

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

H&M fecha temporariamente lojas na África do Sul após protestos por racismo

Empresa se tornou alvo de polêmica, após campanha em...

Ivete Sangalo, até quando irá se apropriar e fechar os olhos?

Milionária, cantora que fez sucesso com música que descende...
spot_imgspot_img

Belém e favela do Moinho, faces da gentrificação

O que uma região central de São Paulo, cruzada por linhas de trem, a favela do Moinho, tem a ver com a periferia de Belém, sede...

Alunos de escola particular de SP fazem protesto no Shopping Pátio Higienópolis contra abordagem racista de segurança do local

Alunos do Colégio Equipe, em Higienópolis, fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (23), após adolescentes negros - estudantes da escola - denunciarem uma abordagem racista...

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

Em uma manhã qualquer, entre um brunch com avocado e uma conversa sobre alguma viagem à Europa, um membro de uma típica parcela da...
-+=