SescTV exibe e disponibiliza sob demanda curtas que destacam produções de mulheres negras

Enviado por / FonteDo Tela Viva

O SescTV disponibiliza sob demanda e exibe no canal curtas-metragens que vão ar a partir do dia 1º de abril, todas as quintas feiras, às 22h. As produções complementam o ciclo de curtas metragens “Mulheres Negras no Audiovisual”, que começaram a ser exibidos durante o mês de março no canal. Os curtas-metragens “Barco de Papel”, de Thais Scabio; “Corações Encouraçados”, dirigido por Jamile Coelho e Cintia Maria; e “Cinzas”, de Larissa Fulana de Tal serão exibidos na faixa +Curtas, composta por filmes de curta duração, documentais e ficcionais, produzidos no Brasil e no exterior.

Sob a curadoria da cineasta Renata Martins, o ciclo Mulheres Negras no Audiovisual apresenta um recorte da produção recente em curtas-metragens feitos por mulheres negras, que dão visibilidade ao protagonismo negro e ao combate ao racismo. Todas as histórias podem ser assistidas em casa, na plataforma do SescTV, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Na animação “Barco de Papel” (foto), Peninha é uma criança que trabalha como engraxate no centro comercial de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Em um dia de chuva, o garoto resolve se abrigar embaixo de um toldo de uma loja. Para se distrair, ele brinca de dobraduras com os papéis que voam, faz um barco de papel e acaba cochilando. Peninha sonha com sua vida em papel e sapatos no cotidiano de São Paulo. Quando acorda, é noite, ele percebe que está em perigo e tenta voltar para seu sonho, mas o barquinho tomba. Entre realidade e fantasia, o menino viaja em uma aventura num mundo de papel e sapatos. A exibição será na quinta-feira, dia 1º de abril, às 22h.

Em “Corações Encouraçados”, as diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria contam a história do casal sertanejo João (Carlos Betão) e Ana (Valdinéia Soriano) a respeito da influência da estiagem em suas vidas. O filme fala sobre a busca, a perda, a saudade, o desespero, mas também sobre a esperança. Ana sempre reza a espera de um milagre: a chuva. Enquanto isso, João atravessa o sertão na expectativa de conseguir levar água para casa, antes que Ana dê à luz. A exibição também será na quinta, 1, às 22h16.

O curta-metragem “Cinzas”, inspirado no conto homônimo de Davi Nunes, aborda as angústias e dificuldades do jovem Toni ao longo de mais um dia de sua rotina. O rapaz vê as 24 horas de um dia insuficientes para cumprir todas as obrigações de quem mora na periferia e precisa trabalhar, pagar a faculdade e cuidar da casa. A exibição será na quinta-feira, dia 8 de abril, às 22h.

Também fazem parte do ciclo de produções que dão visibilidade ao protagonismo feminino negro os seguintes filmes: “Tia Ciata”, dirigido por Mariana Campos e Raquel Beatriz; “A Mulher Que Eu Era”, de Karen Suzane; “Sample”, dirigido por Ana Julia Travia; “Carne”, com direção de Mariana Jaspe; “Vó, a Senhora é Lésbica?”, de Bruna Fonseca e Larissa Lima; e “Rainha”, dirigido por Sabrina Fidalgo.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

BATEKOO lança curso on-line gratuito “Músicas Negras do Brasil”, parte do projeto Escola B

A plataforma BATEKOO está lançando, neste mês de maio,...

“Um dia seremos livres e voaremos com nossas próprias asas”

O romance “Eu, Tituba Bruxa Negra de Salem”, da...

Aza Njeri realiza, na Balada Literária, a masterclass ‘Afro-referência na indústria cultural’ – Inscrições abertas

A professora e escritora Aza Njeri ministrará a masterclass Afro-referência...
spot_imgspot_img

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990,...

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...
-+=