Site de relacionamentos para brancos causa polêmica nos EUA

Um site de relacionamentos para pessoas brancas causou polêmica nos Estados Unidos nesta semana. Intitulado White People Meet, ele também pode ser usado por negros que queiram encontrar uma pessoa branca para marcar um encontro.

Por Lucas Agrela, do Exame

O fundador do site Sam Russell, de 53 anos, garante que não houve motivação de cunho racista para a criação da página e que ela seria somente um local para conhecer homens e mulheres de cor branca.

size_810_16_9_whitepeoplemeeet-com

Foto: Reprodução/White People Meet/

“O site é para oferecer oportunidades iguais”, disse Russel ao Washington Post. “A última coisa no mundo que sou é racista. Eu namorei uma mulher negra uma vez. Ajudei a criar o seu pequeno filho negro…Eu acredito que é hipocrisia dizer que ‘um grupo pode fazer isso, mas o outro não pode’.”

Russel teve a ideia de criar o site junto com sua esposa no ano passado, quando reparou que muitos comerciais sobre sites de encontros protagonizados pessoas negras passavam na TV. O White People Meet cobra uma mensalidade de 4 dólares para que os usuários possam trocar mensagens entre si.

Para promover a página, Russel e sua esposa colocaram um outdoor na cidade de West Valley na semana passada, de acordo com o Salt Lake Tribune.  Apesar de estar no ar desde agosto, o site tinha 35 membros em 31 de dezembro.

O White People Meet não oferece a possibilidade de realizar buscas homossexuais. Quando você coloca o seu sexo como “homem” a opção de pesquisa fica congelada na categoria “mulher”.  A idade pode ser mudada, com opções entre 18 e 100 anos.

Leia Também: ‘Meu Black é Assim’: Em resposta a festa sem negros, jovens compartilham fotos de seu black power

Em reação à reportagem publicada pelo Washington Post, internautas fizeram chacotas e comentários de repúdio à página de encontros entre brancos. “Eu não tenho nada contra asiáticos, uma vez eu fui até comer no Panda Express [restaurante de culinária japonesa]”, declarou um usuário do Facebook, em tom de deboche.

Vale notar que 77% dos habitantes dos Estados Unidos são brancos e já existem outros aplicativos de paquera, como Tinder, Happn, Grindr e Brenda – e o uso deles é gratuito, apesar de haver recursos pagos.

+ sobre o tema

ONU diz que polícia brasileira mata 5 por dia; maioria é afrodescendente

A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa a polícia...

Sem a Discussão sobre as Cotas, Como Saberíamos Quem São os Racistas?

por Alex Castro As cotas raciais para o ensino...

Testemunhas desmentem PM que matou caminhoneiro e alegou legítima defesa

Três pessoas prestaram depoimento e afirmaram que crime não...

para lembrar

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Corpo, cor e alteridade

Algumas palavras ao leitor O presente texto é parte da...

CNJ acorda para o descalabro das prisões por reconhecimento errado

Não se sabe o número total, mas o noticiário...

Fã denuncia episódio de racismo em show de Jorge Ben

Após cerca de duas horas de um show impecável,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=