STF conclui ciclo de decisões favoráveis às cotas nas universidades

Por: Luiz Orlando Carneiro, Brasília

O Supremo Tribunal Federal concluiu, nesta quarta-feira, a série de julgamentos favoráveis à constitucionalidade da reserva de cotas para estudantes negros e para oriundos do ensino público nas universidades, ao indeferir recurso extraordinário interposto, em 2009, por estudante que não foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o curso de Administração, embora tivesse alcançado pontuação superior à de outros candidatos que, com notas menores, foram admitidos com base no sistema de reserva de vagas para egressos das escolas públicas.

Prevaleceu, mais uma vez, a partir do voto do ministro-relator, Ricardo Lewandowski, o entendimento de que o artigo 3º da Constituição destaca, dentre os “objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”, a “erradicação da pobreza e a marginalização” e a “redução das desigualdades sociais e regionais”. O ministro Marco Aurélio, novamente, ficou vencido, por considerar que não é constitucional distinguir-se — para efeito de cotas nas universidades – a escola pública da privada.

Repercussão geral

Em setembro de 2009, o plenário virtual do STF reconhecera a existência de repercussão geral para a matéria. A Procuradoria Geral da República emitiu parecer pela constitucionalidade do sistema de reserva de vagas adotado pela UFRGS e, portanto, pelo não provimento do recurso.

Na UFRGS, o sistema de cotas passou a vigorar em 2008. Desde então, 30% das vagas são reservadas, sendo metade para alunos que tenham cursado todo ensino médio e pelo menos quatro anos do ensino fundamental em escolas públicas e metade para alunos autodeclarados negros, desde que também tenham vindo de instituições de ensino públicas.

Os procedentes de escolas públicas, no ato da matrícula, entregam à Comissão de Graduação da Universidade os certificados de conclusão de curso e históricos escolares. Os candidatos que se declaram negros, se aprovados, assinam uma autodeclaração étnico-racial junto à comissão.

Prouni

Na semana passada, o STF validou, por 7 votos a 1, a Lei 11.096/2005, que instituiu o Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa do Ministério da Educação atende hoje a quase um milhão de estudantes, e era objeto de ação de inconstitucionalidade proposta pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), pelo DEM, e pela Federação Nacional dos Analistas Fiscais da Previdência (Fenafisp).

O Prouni propõe às universidades privadas que reservem parte das bolsas de estudo para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública, e também para negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além disso, a lei que o criou prevê a concessão das bolsas integrais, apenas, a brasileiros cuja renda familiar mensal per capita não exceda 1,5 salário-mínimo. E isenta as instituições de ensino que a ele aderirem de Imposto de Renda e das Contribuições sobre Lucro Líquido (CSLL) e para o Programa de Integração Social (PIS).

Naquela sessão, o voto vencido foi também do ministro Marco Aurélio.

 

 

 

Fonte: Jornao do Brasil 

+ sobre o tema

Recusa a ver ‘Olhos que Condenam’ pode ser um ato revolucionário

Narrativas exclusivamente dolorosas podem ser, na verdade, alienantes por Dodô...

BA: Homicídio de jovens negros aumenta mais de 300% em oito anos

Na última quinta-feira (29/11), o Centro Brasileiro de Estudos...

Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é também

Colarinho branco, o dono do pescoço é também  Helio Santos via Guest...

PR e MS já adotam cotas para negros em concursos estaduais

Por: Roseane Aguirra Nesses estados, aprovados passam por 'avaliação visual'. RJ...

para lembrar

Com baixa expectativa de vida, jovens negros são as principais vítimas do país

Por Viviane Tavares, da EPSJV/Fiocruz, no Brasil de Fato Em...

Grammy 2016: O Hip-Hop está na frente de uma luta racial

COMO NOMEADOS E VENCEDORES INFLUENCIARAM O FUTURO DA MÚSICA. Por JOÃO...

Movimentos convocam a todos para marcha contra o genocídio do povo negro

Por: Deborah Moreira “Esta Marcha é para o irmão cansado...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=