Superior Tribunal Militar julga recurso de condenados pela morte do músico Evaldo Rosa e do catador de latinhas Luciano Macedo, no RJ

Enviado por / FonteG1, por Bruna Yamaguti

Mais de 257 tiros foram disparados contra carro de Evaldo; caso foi em abril de 2019, em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Defesa dos militares afirma que eles agiram em legítima defesa.

O Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, julga nesta nesta quinta-feira (29) um recurso contra a condenação de oito militares do Exército pelas mortes do músico Evaldo Rosa e do catador de latinhas Luciano Macedoem abril de 2019, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Evaldo e Luciano foram baleados quando o grupo disparou um total de 257 tiros contra o carro onde estava a família do músico (veja detalhes mais abaixo)Em 2021, oito militares foram condenados pelas mortes, mas o caso chegou ao STM após um pedido da defesa dos militares, que afirma que eles agiram em legítima defesa.

Apesar de a sentença ter determinado a expulsão dos militares do Exército, os réus respondem em liberdade e puderam permanecer em seus cargos até o julgamento do recurso, nesta quinta-feira.

O STM é a última instância para recursos dentro da Justiça Militar. No total, 14 ministros — civis e militares — compõem o Tribunal. Após o julgamento, a defesa ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Família ia para ‘Chá de Bebê’milita

Cinco pessoas estavam no carro alvejado pelos militares e iam para um chá de bebê. O sogro do músico Evaldo foi hospitalizado após ser baleado. A esposa, o filho de 7 anos do casal, e uma mulher que também estava no veículo não se feriram.

O catador de latinhas Luciano Macedo, que passava no local, ficou ferido ao tentar ajudar. Ele morreu 11 dias depois, no hospital.

Segundo a perícia, 62 tiros perfuraram o veículo de Evaldo e nove projéteis atingiram o músico, que morreu na hora.

Condenações

Em depoimento, os militares disseram que perseguiam bandidos e que confundiram o carro. As penas aplicadas em 2021 foram as seguintes:

  • Tenente Ítalo da Silva Nunes que chefiava a ação: condenado a 31 anos e 6 meses
  • Outros sete militares: pena de 28 anos cada um

Durante o julgamento, a Justiça Militar absolveu outros quatro militares que também estavam na ação. Os 12 denunciados pelo Ministério Público Militar foram absolvidos do crime de omissão de socorro.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Sargento que gravou homens agonizando poderá ser expulso da PM

“A violência policial está fora de controle”, afirma advogado...

Série emocionante mostra as últimas frases de homens negros assassinados por policiais e lança debate

No começo deste mês, um garoto desarmado foi morto por policiais em Ferguson,...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...
-+=