Suspeito de matar rapper Tupac Shakur em 1996 é preso nos EUA

Duane Keith Davis, conhecido como “Keffe D.", foi detido em Las Vegas nesta sexta-feira (29)

O suspeito de assassinar a tiros em 1996 o rapper e ator Tupac Shakur, conhecido como 2Pac, foi preso em Las Vegas, Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (29).

Um grande júri indiciou Duane Keith Davis, conhecido como “Keffe D.”, sob a acusação de assassinato.

Uma fonte da polícia com conhecimento da investigação confirmou à CNN a identidade do suspeito.

Shakur foi baleado e morto enquanto saía de uma luta de boxe na Las Vegas Strip. Sua morte prematura – o rapper tinha apenas 25 anos – foi objeto de teorias da conspiração e de uma investigação que dura décadas.

Nesse período, Keffe D já havia se pronunciado sobre o crime, tendo afirmado que estava no banco da frente do Cadillac branco que parou ao lado do carro de Shakur quando tiros foram disparados do banco de trás, matando o músico.

O rapper foi baleado quatro vezes e morreu seis dias depois.

Relato sobre o assassinato

A casa da esposa de Keffe D., em Henderson, Nevada, já havia sido revistada em julho como parte da investigação do assassinato.

Na ocasião, os agentes apreenderam uma cópia do livro de memórias de Keffe D., no qual ele detalhava a vida das gangues de rua e o assassinato de Shakur.

No documento, ele se descreve como uma das duas únicas testemunhas vivas do assassinato de Shakur, sendo a outra Marion ‘Suge’ Knight, ex-CEO da Death Row Records, que agora cumpre pena de prisão por homicídio culposo em outro caso não relacionado.

“Vou manter em segredo, seguindo o código das ruas”, disse Keffe D. quando questionado sobre quem dos quatro homens no carro foi o responsável por puxar o gatilho. “Apenas vou dizer que veio de uma pessoa que estava no banco de trás”.

O meio-irmão de Tupac, Mopreme Shakur, que também é rapper, disse que a notícia da prisão de Keffe D. é “agridoce”. “Passamos por décadas de dor. Eles sabem desse cara, que fala demais, há anos”, disse ele. “Então por que agora? Para nós, isso não acabou. Queremos saber por que e se houve cúmplices”.

Funcionários do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas estão planejando realizar uma entrevista coletiva ainda nesta sexta, disse a fonte.

+ sobre o tema

W.E.B. Du Bois

William Edward Burghardt "W. E. B." Du Bois (Great...

Americana de 106 anos dança de alegria em encontro com casal Obama

Americana de 106 anos dança de alegria em encontro...

Bens pessoais da ativista negra Rosa Parks vão ser leiloados

Vão ser leiloados nos Estados Unidos bens pessoais da...

para lembrar

Os justiceiros do Flamengo e a jovem negra que protegeu um neonazi de ser espancado pela turba

por Marcos Sacramento A atitude de uma adolescente negra nos anos...

Imprensa e Racismo

Maria Carolina Trevisan Foi em 1995, quando o então presidente...

SP precisa explicar os erros de sua política de segurança pública

Jacqueline Sinhoretto  Os números alarmantes da letalidade policial precisam ser...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=