#tambéméviolência: mulheres se mobilizam para que Maria da Penha inclua (de fato) todas as violências

O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no ranking de feminicídio da ONU. Como se não bastasse, 3 em cada 5 mulheres sofrem, sofreram ou sofrerão violência dentro de um relacionamento afetivo. Há, contudo, ainda as violências que não deixam marcas visíveis, e que, por isso, são mais difíceis de serem denunciadas. É para conscientizar e oferecer caminhos práticos para ajudar essas mulheres que foi criada a campanha #tambéméviolência.

tambemeviolencia2

Trata-se da violência psicológica, moral, patrimonial, física e sexual. A maioria das violências físicas são precedidas por esse tipo de agressão, por isso a importância de tal conscientização. O primeiro passo, portanto, para trabalhar a mudança nessa dura realidade é falar sobre o tema, oferecendo meios e maneiras para que a vítima possa buscar auxílio, apoio e a assistência jurídica ou emocional necessária.

tambemeviolencia3

Pra tal, no dia 27 de setembro a ONG Artemis – que trabalha pela autonomia feminina e pela prevenção e erradicação de qualquer forma de violência contra a mulher – irá realizar um ato nacional em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é unir as ativistas feministas para exigir dos tribunais, através de uma denúncia pública entregue ao presidente do TJSP, o cumprimento efetivo da lei de proteção a qualquer tipo de violência contra a mulher, já que tribunais não têm reconhecido denúncias sobre violências psicológica, patrimonial e moral – apesar de constarem como violência doméstica de acordo com Lei Maria da Penha nº 11.340/06 (artigo 7º, incisos II, IV e V).

tambemeviolencia4

As lojas da Lush – parceira da ONG na campanha – estarão todas voltadas para o tema no período, e as vendas do sabonete Karma serão doadas para a ONG. Uma cartilha com informações sobre violência doméstica e auxílio para denúncia e ajuda será distribuída. A campanha irá até o dia 10 de outubro.

tambemeviolencia5

Você pode apoiar a causa pelas redes sociais, utilizando a hashtag #tambéméviolência para relatar casos vividos que envolvam “qualquer conduta que lhe cause danos emocional e diminuição da autoestima ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica”, conforme definição da Organização Mundial de Saúde.

tambemeviolencia6

A hora de mudar é sempre agora, mas a necessidade dessa mudança é tão urgente quanto o direito à liberdade, saúde e igualdade de qualquer mulher.

tambemeviolencia7

tambemeviolencia8

© fotos: Camila Cornelsen

+ sobre o tema

Entrevista com Stephanie Ribeiro

O The Black Cupcake tem o orgulho de apresentar...

É belo ser irmã, é belo ser negra – por Kelly Matias

Eu me lembro como se fosse ontem o dia...

Violência sexual, castigos físicos e preconceito na Faculdade de Medicina da USP

Na série de reportagens que tem início nesta terça-feira...

para lembrar

Michelle Obama critica Trump por ‘bullying’ e pede união a democratas

Quão popular é Michelle Obama? por Anna Virginia Balloussier no...

Após segurança reclamar, mulheres fazem ‘mamaço’ em shopping de SC

Mãe foi abordada por funcionário enquanto amamentava filha em...

Marcha das Vadias Brasília: “Porque marchamos?”

A Marcha das Vadias no Distrito Federal será realizada...

Deu match: conheça a iniciativa que já doou 800 livros para pessoas negras

Criado por Winnie Bueno, o Tinder dos Livros conecta...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=