Tartarugas Ninja – Caos Mutante: das margens da sociedade para o mundo

Enviado por / FontePor Rosimeire Cruz

Artigo produzido por Redação de Geledés

O novo filme das Tartarugas Ninja, que traz a personagem April O’Neil, representada por uma mulher negra e jornalista é o que se pode chamar de evolução nos meios e mensagem. Personagens jovens, trilha sonora e linguagem que representam a diversidade que se espera nesta nova era tecnológica e de constante mudanças. 

Reflexivo e também divertido o filme com roteiro de Brendan O’Brien, e dirigido por Jeff Rowe, traz passagens dos desafios existentes na vida dos irmãos tartarugas: Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, que ainda sem sobrenome não se conformam em não ter acesso ao mundo dos humanos, e junto com a jornalista April se aventuram para combater os Mutantes, que foram criados das “melecas” assim como eles. 

O pai – Mestre Splinter, temeroso e protetor, tudo o que quer é manter seus filhos tartarugas seguros, mesmo que para isso eles tenham que ficar longe da escola, que é o grande desejo dos meninos. A reflexão sobre a importância da educação, escolas inclusivas e acolhedoras é o ponto alto deste filme, que mostra o quanto a insegurança e exclusão prejudicam a formação escolar e profissional.

Há também os Mutantes “monstros” que vivem a margem da sociedade e que reagem por insegurança e medo do extermínio. (Como não pensar em jovens negros e periféricos que são marginalizados pela sociedade e meios de comunicação antes mesmo de entenderem seu lugar no mundo). Os Mutantes crescem acreditando que os humanos são seus inimigos e querem extermina-los.

O filme prende a atenção e entrega com maestria do inicio ao fim, a representatividade tão aguardada nos tempos atuais, em que tanto se discute raça e inclusão. Palavras como “mimimi” e “maneiro” soam de maneira natural, uma linguagem original que representa os heróis reais da nossa sociedade que mesmo desacreditados, sem acesso e oportunidades se desdobram e fazem acontecer. 

A jornalista April O’Neil, mostra que para além da noticia é preciso eliminar estereótipos para alcançar a verdade dos fatos. Mesmo insegura ela segue acreditando e batalhando o que acredita ser seu lugar, não como âncora, pois como a maioria de nós, não se enxergar neste lugar é o mais comum. 

A falta de representatividade nos meios de comunicação e o padrão estabelecido em determinadas profissões majoritariamente branca, como é o caso do jornalismo, promove insegurança e grandes obstáculos para os profissionais negros, pois para além dos desafios da profissão encontra-se também barreiras de aceitação e lugar de pertencimento, gerando bloqueios psicológicos e falta de acesso. 

Segundo a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no Brasil são 77,60% de jornalistas brancos que ocupam 61,8% dos cargos de gerência e apenas 20,10% de jornalistas negros que ocupam 60,2% de cargos operacionais. A disparidade é evidente e deixa clara a desigualdade, social, econômica e racial na profissão em uma sociedade majoritariamente negra, mais de 56% (pretos e pardos segundo amostra e classificação do IBGE).

Tartarugas Ninja – Caos Mutante é um marco no áudio e visual, e pode se dizer também que é o futuro do cinema e da representação da diversidade. Sob a perspectiva da informação, combate a Fake News e acesso a educação, mostra a importância de olhar para os “monstros” criados pela sociedade e oportunizar equidade para que o acesso seja possível e o extermínio do preconceito seja real e efetivo. 

+ sobre o tema

para lembrar

Racismo recreativo: atualizando os estereótipos contra as mulheres negras

No último sábado, 18 de janeiro, o programa Caldeirão...

Não podemos suportar mais um pouquinho, não aguentamos mais!

Eu relutei em escrever essas poucas linhas. Mais do...

“Eu faço roupa ativista” Isaac Silva

Uma onda de axé tomou conta do primeiro desfile...

“Se nós somamos 54% da população, então somos o poder”

Não há como não se impressionar com o magnetismo da atuação do ator Antônio Pitanga, em pleno vigor aos 80 anos, na peça “Embarque...

Na pandemia, Viviani descobriu sua vocação de professora

Antes da pandemia, Viviani de Sousa Gomes, de 41 anos, acumulava uma série de trabalhos: assistente de loja freelancer em uma loja de departamento,...

Uma escola de afrodescendentes

por Kátia Mello Há 28 anos, um grupo de mulheres negras da periferia de Salvador, no bairro do Uruguai, região dos Alagados, se reuniu para...
-+=