“Eu faço roupa ativista” Isaac Silva

Enviado por / Fontepor Kátia Mello

Artigo produzido por Redação de Geledés

Uma onda de axé tomou conta do primeiro desfile do estilista baiano Isaac Silva na sexta-feira 18, na São Paulo Fashion Week. No encerramento, a plateia aplaudiu em pé, entusiasta, as modelos negras que brilharam na passarela. “O desfile foi um grande ebó para tirar toda a energia negativa e abrir caminhos!”, disse Isaac à coluna Geledés no debate. O estilista distribuiu sal e raminhos de arruda durante a apresentação de sua coleção “Acredite no seu Axé”.

A trajetória de Isaac, que nasceu em Barreiras, no interior da Bahia, é pura inspiração aos jovens negros e negras que querem fazer da moda seu lugar de ativismo e expressão. Há sete anos em São Paulo, ele participou de várias edições da Casa dos Criadores, que destaca jovens estilistas, e abriu sua primeira loja na Vila Buarque- região central da capital paulista, no início deste ano.

Como ele relata aqui, ainda menino se encantou com o barulho das máquinas de uma costureira amiga da família para nunca mais deixar os tecidos e as tesouras.

Crédito: João Bertolini
Crédito: João Bertolini

Geledés – O que o levou a ser etilista e o qual o caminho percorrido?

Desde pequeno frequentei a costureira Morena do bairro onde nasci, em Barreiras. Gostava de ficar ouvindo o barulho das máquinas, de ver o tecido chegar em metros e ser transformado em roupa. Observava como era feita a modelagem. Aos 14 anos fui morar em Salvador. Lá, tive contato com a cultura afro-brasileira e a reafirmação de ser negro.

Aos 17 anos, resolvi que queria mesmo trabalhar com moda. Fiz alguns cursos em Salvador de design e moda e, aos 19, embarquei para São Paulo, cheio de sonhos, com uma lista das marcas que queria contatar. Mas não foi nada fácil. Foi muito chocante. Então, resolvi fazer o curso de tecnólogo de produção de moda no Senai. Tive contato, então, com todo o processo industrial da confecção, inclusive o chão de fábrica. Depois trabalhei com três estilistas com quem aprendi diferentes coisas. Com Gustavo Silveira, aprendi sobre as referências à cultura brasileira; com Geraldo Couto, o vestuário de festas e noivas; e com Eider Silveira, a produção em larga escala, inclusive a fazer pedidos para a China.

Geledés – A moda faz intersecção com ativismo?

A moda não! Mas a moda que escolhi para trabalhar foi a vontade de estar e fazer algo no lugar que eu amo, que é fazer roupa, quando falamos moda é muito amplo … eu neste segmento de moda, faço uma roupa ativista. Fiz várias coleções: Lady Bahia Tropical, Dandaras do Brasil, Xica Manicongo (a primeira travesti não índia do Brasil), Como um Raio de Sol, e Egito, em que desmitifico a imagem de um Egito branco.

“Ser um estilista negro na São Paulo Fashion Week significa levar toda minha ancestralidade, todo o axé das roupas para ser celebrada num grande evento. Nós, pessoas negras, merecemos este lugar.”

Isaac Silva- Casa de Criadores- Verão 2020
Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

Geledés – O que mudou na atitude das marcas em relação ao sexismo e racismo e como é possível avançar?

Não muito nada! Só está mudando um pouco a forma de se comunicar com o cliente final, pois as marcas já sabem que se não se comunicarem com a diversidade, elas vão acabar.

Geledés – O que traz de sua experiência de vida para suas coleções?

Tudo! Todo o axé que carrego em mim. Aos jovens que gostariam de serem estilistas, digo: acredite no seu axé.

Geledés– O que significa ser um dos estilistas negros a apresentar seu trabalho na SP Fashion Week?

Significa levar toda minha ancestralidade, todo o axé das roupas para ser celebrada num grande evento. Nós, pessoas negras, merecemos este lugar.

Geledés – Qual foi sua condução para chegar à coleção “Acredite no seu Axé”? O que e quem lhe inspirou?

A vida me inspira muito o poder querer, fazer e ser! Acreditar em nós, sempre.

“Tento cada vez mais ter um casting diverso. Sempre tenho modelos negras trans nos meus desfiles, o que para mim, é natural.”

Geledés – Como acontece a escolha dos modelos de seu desfile, inclusive a participação de uma travesti negra?

Tento cada vez mais ter um casting diverso. Sempre tenho modelos negras trans nos meus desfiles, o que para mim, é natural.

Geledés– Moda é consumo e vivemos tempos de alerta para o sustentável. Seu trabalho faz essa reflexão?

Sendo uma marca pequena e sustentável isso já diz muito sobre ela: faço peças duráveis e atemporais. Digo sempre que meu maior concorrente são os brechós.

+ sobre o tema

para lembrar

‘Já ouvi absurdos por ser negra’, desabafa Pathy Dejesus

Repórter do 'Vídeo show' posa em ensaio de moda,...

Homem confessa racismo contra modelo após concurso, diz polícia

Duas mulheres também são suspeitas do crime, mas não...

Royal Black a Osklen homenageia a cultura negra no São Paulo Fashion Week

Inspirado na cultura afro-brasileira, Oskar Metsavaht, estilista da Osklen,...

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Jovem estilista negro veste vice-presidente colombiana com moda de ‘resistência’

Esteban Sinisterra, um jovem estilista negro da pobre região do Pacífico colombiano, está vestindo a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, a primeira mulher negra a...
-+=