TERREMOTO HAITI:Presidente do Haiti agradece ajuda do Brasil

 

O presidente do Haiti, René Préval, agradeceu a ajuda do Brasil neste instante em que aquele país passa por dificuldades em função do terremoto que devastou a capital Porto Príncipe na última terça-feira (12/1). A manifestação de Préval ocorreu durante reunião entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, autoridades do governo do Peru, no Batalhão Brasileiro (Brabatt), na capital haitiana. Na ocasião, Jobim informou os cinco pontos do plano emergencial divulgado no fim da manhã desta quinta-feira (14/1) pelo Ministério da Defesa.

No mesmo encontro, o ministro brasileiro confirmou a chegada, nesta sexta-feira (15/1), do hospital de campanha da Aeronáutica, com capacidade de atender 300 pacientes. Tão logo o equipamento seja desembarcado, iniciará a operação de socorro às vítimas. Outro ponto em questão diz respeito ao sepultamento dos corpos. Há uma preocupação quanto à demora para a realização dos enterros, em especial, por causa de epidemias.

Um relato exclusivo ao Blog do Planalto confirmou que tão logo aconteceu a tragégia, dezenas de pessoas buscaram abrigo no batalhão brasileiro. Pelo menos 70 cidadãos daquele país estão sendo atendidos numa garagem que foi improvisada de pronto-socorro. Imagens divulgadas pela Agência Brasil mostram os militares procedendo curativos nos feridos. Além do hospital, desembarcam em Porto Princípe os militares do Corpo de Bombeiros do Rio e do Distrito Federal com equipamentos especiais para localização de vítimas nos escombros.

O ministro Jobim e as demais autoridades que integram a comitiva retornam nesta sexta-feira para Brasília. O corpo de Zilda Arns também seguirá neste voo até a capital brasileira. Da Base Aérea de Brasília, o caixão viajará até Curitiba (PR), onde ficará em velório no palácio do governo paranaense. Já os corpos dos 14 militares brasileiros deverão permanecer no Haiti por mais dois dias. Por questões de indenizações das Nações Unidas, há necessidade do cumprimento de questões burocráticas. Mas, um avião se encontra no Haiti para trazê-los ao Brasil tão logo sejam liberados para os sepultamentos.

Fonte: Blog do Planalto

+ sobre o tema

Criolo: Convoque seu Buda

Rapper paulista passeia por diferentes gêneros e mostra amadurecimento...

Tais Araujo sobre ataques à Miss Brasil: ‘É resultado de desigualdade social e racial’

Desde sábado, quando a piauiense Monalysa Alcântara, de 18 anos, foi...

Morre aos 75 anos o ator Nelson Xavier

O ator Nelson Xavier, de 75 anos, morreu na...

para lembrar

A ABL não merece Conceição Evaristo

Em julho deste ano, Conceição Evaristo, 71 anos, cruzava...

SLAM SP ocupa Biblioteca Mário de Andrade

Depois de uma versão virtual, o SLAM SP -...

“Porgy and Bess” no programa Conversa de Músico

Pela primeira vez na televisão brasileira será apresentada a...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=