Thalma de Freitas é a única representante do Brasil no Grammy 2020

Residente em Los Angeles, artista carioca é indicada na categoria de jazz latino por álbum assinado com o compositor norte-americano John Finbury.

Por Mauro Ferreira, Do G1

Thalma de Freitas - mulher negra, usando turbante azul marinho e camiseta laranja- em pé olhando para frente
(Foto: Kaila Reefer / Divulgação)

Cantora, compositora e atriz carioca, de atuais 45 anos, Thalma de Freitas é a única representante do Brasil na lista de indicados ao Grammy 2020.

Residente em Los Angeles (Califórnia, EUA) desde 2012, a artista tem o disco Sorte! indicado ao prêmio de Melhor álbum de jazz latino – categoria que costuma concentrar indicações de artistas brasileiros na mais importante premiação da indústria fonográfica norte-americana ao lado da genérica categoria de world music.

Lançado neste ano de 2019, o álbum Sorte! apresenta seis músicas cantadas e compostas por Thalma em parceria com o compositor norte-americano John Finbury. Coube a Thalma escrever em português as letras das músicas Filha, Maio, Ondas, Oração, Sorte! e Surrealismo tropical.

Músicos brasileiros – como o percussionista Airto Moreira, o violonista Chico Pinheiro, o baterista Duduka da Fonseca e o pianista Vitor Gonçalves – participaram da gravação do disco, editado pelo selo Green Flash Music. O álbum Sorte! foi produzido por Emilio D. Miler.

O disco de Thalma de Freitas com John Finbury concorre ao prêmio de Melhor álbum de jazz latino no Grammy 2020 com discos de Chick Corea e Rubén Blades, entre outros relevantes nomes associados ao jazz latino.

+ sobre o tema

Campaña Censo 2011 Afrodescendientes Uruguay

De cara a la campaña para que en el...

Racismo: Baturité no alvo dos quilombolas do país

por Roberto Moreira Uma comissão de quilombolas vai visitar Baturité,...

para lembrar

Racionais Mc’s ainda em busca da revolução

Maior expoente do rap nacional falou do show desta...

Conheça Waris Kareem, o artista de 11 anos que é sensação em Lagos, na Nigéria

Com 11 anos de idade, Waris Kareem Olamilekan, ou apenas Waspa, já é...

Afroturismo: estudante cria projeto que traça rotas da história negra na Paraíba

Memória é sinônimo de conservação. Na perspectiva histórica os...
spot_imgspot_img

Festival literário propõe amor e diversidade como antídotos ao extremismo

O Festival Literário Internacional de Paracatu - Fliparacatu - vai colocar no centro do debate o amor, a literatura e a diversidade como pilares...

Ícone da percussão, Naná Vasconcelos ganha mostra no Itaú Cultural

O Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, abre nesta quarta-feira (17) a Ocupação Naná Vasconcelos, em homenagem ao músico pernambucano falecido em 2016. A mostra é...

Livro sobre Luiz Gama o consagra como o maior advogado negro da abolição

Impossível não ficar mexido, ou sair a mesma pessoa, com a mesma consciência dos fatos narrados, depois da leitura de "Luiz Gama Contra o Império",...
-+=