Tirar fotos de mulheres amamentando em público passa a ser considerado crime

Enviado por / FonteDa Revista Marie Claire

Decisão da Justiça britânica tornou crime na Inglaterra e País de Gales o ato de tirar foto de mulheres amamentando sem seu consentimento; secretário Dominic Raab afirmou que medida impedirá que mulheres sejam importunadas

Uma decisão da Justiça britânica tornou crime o ato de tirar fotos de mulheres amamentando em público sem seu consentimento. De acordo com o secretário de Justiça, Dominic Raab, a medida irá impedir que mulheres sejam “importunadas, seja para autogratificação ou para fins de assédio”. Agora, a lei passa a fazer parte do Projeto de Lei da Polícia, Crime, Penas e Tribunais que tramita no Parlamento.

O secretário também confirmou nesta terça-feira outra emenda ao projeto de lei para dar às vítimas de violência doméstica mais tempo para denunciar crimes à polícia. Ele confirmou que o prazo de seis meses em casos de agressões comuns envolvendo violência doméstica será estendido. Recentemente, a BBC revelou que quase 13.000 casos na Inglaterra e País de Gales foram cancelados nos últimos cinco anos devido a limitação de tempo.

As decisões foram comemoradas por ativistas, que afirmaram que as medidas são uma vitória para as mães que amamentam.

A campanha pela criminalização das fotos teve início quando a estilista Julia Cooper foi fotografada em um parque de Manchester em abril do último ano. “Sentei para amamentar minha filha e notei um homem em outro banco olhando para nós. Eu o encarei de volta, mas sem se intimidar ele pegou sua câmera digital, instalou uma lente de zoom e começou a nos fotografar” disse à BBC.

Ela também disse que ficou arrasada com a situação, mas a situação piorou quando procurou a polícia e lhe disseram que nenhum crime havia sido cometido e que não havia nada que eles pudessem fazer. “E eu me senti tão impotente, então pensei que precisava fazer algo sobre isso”, afirmou.

Na época, ela e sua colega Stella Creasy, que também foi fotografada amamentando, apresentaram uma emenda ao projeto de lei sobre Polícia, Crime, Penas e Tribunais em junho, pedindo uma mudança na lei. Entretanto, a ministra Victoria Atkins, apesar de classificar as fotos como assustadoras, disse que o governo estava esperando uma revisão da Comissão de Leis sobre a melhor forma de agir.

Porém, agora houve uma mudança de atitude no Ministério da Justiça, com o ministro do governo, Lord Wolfson, apresentando sua própria emenda ao projeto de lei na Câmara dos Lordes.

“É uma vitória para as mães que amamentam e vai dar a garantia de que podemos amamentar em público sem que estranhos nos fotografem e filmam livremente como quiserem”, afirmou Cooper após a decisão.

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta,...

Secretarias se unem para atuar em atenção à saúde da mulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) e a Secretaria...

para lembrar

Por que as mulheres vão ao banheiro juntas

As mulheres vão ao banheiro juntas. Não importa que...

Ator mexicano acusa Kevin Spacey de assédio e diz que há ‘muitas’ vítimas

Roberto Cavazos escreveu que astro 'se achava livre para...

Após MeToo, universidades brasileiras ainda enfrentam barreiras no combate ao assédio

Mesmo após a repercussão dos movimentos na esteira do MeToo e...

“Eu sei parir e meu filho sabe nascer”

A “epidemia de cesáreas” que acomete o Brasil deixa...
spot_imgspot_img

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio em SP – YouTube

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista. O dado é da rede nossa São Paulo, que em...

Duas em cada três mulheres já sofreram assédio na cidade de São Paulo

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista, número que representa cerca de 3,4 milhões de pessoas. O...
-+=