Tuaregues negros do Mali reclamam criminalização da escravatura

Por: Lusa

Representantes dos tuaregues negros do Mali exigiram ao Governo uma lei que criminalize a escravatura, fenómeno que persiste sobretudo no norte do país, onde está a ser desencandeada uma operação militar franco-africana contra grupos islamitas armados.
“Pedimos ao Governo do Mali que adote rapidamente uma lei criminalizadora da escravatura, uma vez que os nossos familiares são todos os dias vítimas no norte do Mali”, afirmou Ibrahim Ag Idbaltanat, presidente da associação Temedt (“relacionamento” na língua tuaregue), em conferência de imprensa, refere hoje a agência noticiosa AFP.

De acordo com os organizadores do encontro, que contou com defensores dos direitos humanos e diplomatas, a escravatura persiste nas comunidades tuaregues.

Na ausência de um estudo fiável, a associação estima que sejam “várias centenas” ou “alguns milhares” as pessoas que estão a ser tratados como escravos no norte do Mali.

Para Temedt, o debate sobre a escravidão inscreve-se no contexto da “reconciliação” entre as comunidades, agora que a crise do Mali exacerbou as tensões no país.

O Norte do Mali estava ocupado desde 2012 por grupos armados islâmicos ligados à Al-Qaeda, conduzidos em grandes cidades desde janeiro por uma operação franco-africana, que está agora concentrada nas montanhas do extremo nordeste.

As comunidades árabe e tuaregue são muitas vezes sinónimo de negros para os jihadistas em grande parte desses grupos étnicos.

 

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Inscrições abertas para artistas de dança negra, série “Diálogos Ausentes”

Itaú Cultural faz chamada aberta para artistas e produtores...

Bahia: Cursos gratuitos serão destinados a negros

Fonte: IBahia.com   Na próxima segunda-feira (27),...

Coletivo Noroest estreia projeto “Quebrada Viva” em que celebra a cultura das periferias

Coletivo Noroest realiza evento de Hip-Hop na Praça Padre...

para lembrar

132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos...

Rosa Parks “Melhor andar com dignidade que rodar na humilhação”

Aos olhos e ouvidos de todo o mundo, a...

‘Tinha que marcar audiência para ver meu avô, porque ele era muito ocupado’, diz neta de Mandela

Quando a empresária Zamaswazi Dlamini-Mandela nasceu, em 1979, fazia 17 anos que...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=