UEPG afasta estudantes após denúncia de troca de mensagens racistas em grupo de aplicativo; MP-PR investiga

Enviado por / FonteDo G1

Segundo instituição, caso foi recebido por denúncia anônima. Universidade também abriu procedimento interno que pode levar à expulsão dos estudantes de agronomia.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, afastou sete estudantes de agronomia após receber uma denúncia de troca de mensagens com cunho racista em um aplicativo de mensagens. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22).

Além das manifestações racistas, os alunos também são suspeitos de trocar mensagens com cunho homofóbico, apologia ao nazismo e incitação à violência. O conteúdo das mensagens não foi divulgado porque a investigação tramita em sigilo.

De acordo com a instituição, o caso foi recebido por meio de uma denúncia anônima em 22 de agosto. No dia seguinte, foi encaminhado pela universidade também ao Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O MP-PR confirmou o procedimento, mas reforçou o sigilo da investigação. UEPG afasta alunos de agronomia por troca de mensagens preconceituosas.

Apuração interna

A UEPG afirmou, também, que abriu um processo interno de apuração sobre o caso. Ao fim das investigações, que devem durar 30 dias, os alunos podem sofrer punições disciplinares que podem chegar à expulsão da instituição.

Até a conclusão do procedimento, os estudantes estão afastados das aulas.

Por nota, a universidade frisou ser inclusiva e destinar 15% das vagas para cotas raciais. Ainda informou que vai intensificar ações de sensibilização sobre direitos humanos.

Procurada, a Polícia Civil afirmou que não recebeu nenhum registro de ocorrência sobre o caso até a publicação desta reportagem.

+ sobre o tema

Policial mata homem confundido com ladrão; o suspeito era negro

Um homem foi assassinado dentro de uma lotérica em...

Cotas raciais: Voto do Ministro Luiz Fux

Ministro Luiz Fux vota pela constitucionalidade das cotas raciais...

Ex-PM é único réu de casos de estupro na Faculdade de Medicina da USP

O estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São...

O carnaval vai esconder a Salvador de verdade

Salvador se prepara para sediar aquele que é chamado...

para lembrar

Familiares de vítimas da violência policial comemoram fim dos ‘autos de resistência’

Mães de Maio esperam que resolução incentive o Ministério...

CPI da Violência Urbana ouve Vilma Reis e Marcelo Paixão

Fonte: Lista Racial- Tema: "Juventude Negra, a principal vítima da...

Minha vida entre livros

Para Ana Paula Lisboa e Alexandre Roque Por Atila Roque...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=