Um crime quase perfeito

O racismo tem a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam menores e indignas quando estão a receber uma ajuda que lhes é devida

Um dos traços mais perversos do racismo é o fato de minar a confiança das vítimas que, em muitos casos, são responsabilizadas pelo crime que sofreram. Para piorar, por vezes o agredido se culpa pela condição de desvalia que lhe foi socialmente imposta.

Quando isso acontece, a pessoa tende a aceitar como natural a infindável batalha contra obstáculos difíceis de transpor e até a condenar medidas que servem para concretizar direitos básicos que podem reduzir desigualdades históricas. No caso dos negros, é como se só houvesse mérito baseado no sofrimento pessoal e na superação.

Esse tipo de coisa ajuda a entender um homem preto que usufrui de oportunidades criadas por uma ação afirmativa que lhe permitiu ingressar numa prestigiada universidade e defende o fim de políticas étnico raciais, como vem fazendo o juiz Clarence Thomas, da Suprema Corte dos EUA.

Ao justificar sua posição contra o uso da cor da pele e da etnia como critérios de admissão nas universidades de Harvard e da Carolina do Norte, semana passada, ele afirmou que, na década de 1970, “outros alunos o viam como um estudante simbólico” na Faculdade de Direito de Yale.

Por essas e outras, pode-se dizer que o racismo é um crime quase perfeito. Trata-se de uma ideologia que tem a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam menores e indignas quando estão a receber uma ajuda que lhes é devida. Para fazer frente a um desequilíbrio dessa magnitude, “apenas” educação não basta. É necessário educação antirracista.

O Brasil construiu um programa de ação afirmativa que foi reconhecido pelo STF em razão da permanente desigualdade da população preta e parda. Felizmente prevalece o entendimento de que é necessário instituir formas de superar o racismo institucional para garantir igualdade material entre os cidadãos.

Todos são iguais perante a lei, mas a igualdade formal é insuficiente. Sobretudo num ambiente racista e preconceituoso.

+ sobre o tema

Um país de Heloísas, Dudas, Agathas e Marcos Vinícius

"Brasil, meu negô, deixa eu te contar" sobre a...

Eu preciso destas palavras – por Alex Ratts

Corpo: lugar negro de fala no Blog do Alex Ratts É...

O caminho para combater o racismo é a educação, diz Edson França

"Arbitrária, elitista e racista". Foi como resumiu à Rádio...

No ‘Diversidade em ciência’ (rádio USP) Rosângela Malachias fala sobre mídia e etnia

  Por Ricardo Alexino Ferreira para o Portal Geledés  No ‘Diversidade em...

para lembrar

Tiago Leifert está errado. Representatividade importa

Onde estão os negros? Os indígenas? As mulheres? Os...

“O encarceramento sempre foi um instrumento de manutenção da ordem econômico-social”

Orlando Zaccone/ Foto: reprodução vídeo Crimes e Castigos Para o ...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=