Um terço dos jovens na Alemanha acha que violência contra mulheres é “aceitável”, diz estudo

Enviado por / FonteCNN, por Sophie Tanno

Dos 1.000 homens entre 18 e 35 anos que responderam à pesquisa, 34% admitiram ter sido violentos com suas parceiras, para “induzir respeito”; outras 1.000 mulheres na mesma faixa etária foram consultadas

Um terço dos jovens na Alemanha considera aceitável o uso de violência contra as mulheres, de acordo com uma nova pesquisa que causou indignação entre ativistas pela igualdade de gênero.

A pesquisa foi encomendada pela instituição de caridade infantil Plan International Germany. Os resultados foram publicados no jornal regional Westdeutsche Allgemeine Zeitung.

Um grupo de 1.000 homens e 1.000 mulheres com idades entre 18 e 35 anos de toda a Alemanha foram convidados a dar suas opiniões sobre masculinidade para o estudo, que foi realizado de forma online.

34% dos homens dessa faixa etária admitiram ter sido violentos com suas parceiras no passado, para “induzir respeito nelas”. 33% disseram que achavam aceitável que sua “mão escorregasse” ocasionalmente durante uma discussão com o parceiro.

Explorando as atitudes em relação à culpabilização da vítima e aos padrões duplos, a pesquisa constatou que 50% dos homens disseram que não gostariam de ter um relacionamento com uma mulher que teve muitos parceiros sexuais, enquanto 20% das mulheres entrevistadas concordaram com essa afirmação.

A pesquisa também descobriu que as expectativas dentro de um relacionamento diferem muito entre homens e mulheres.

Pouco mais da metade dos homens – 52% – queria um relacionamento na forma de “modelo chefe-dona-de-casa”, onde ganhavam a maior parte do dinheiro para a casa e o cuidado dos filhos e as tarefas domésticas eram principalmente da mulher.

Mais de dois terços das mulheres entrevistadas discordaram, querendo parcerias iguais e tomadas de decisão compartilhadas.

Pouco menos da metade dos entrevistados – 48% – expressou antipatia por exibições públicas de homossexualidade, dizendo que se sentiam “perturbados” por isso.

Um grupo alemão chamado Organização Federal para a Igualdade escreveu no Twitter que as descobertas foram “chocantes”.

“De acordo com uma pesquisa da Plan International Germany, um em cada três jovens considera a violência contra as mulheres ‘aceitável’. Isso precisa mudar urgentemente!”, escreveu o grupo.

Karsten Kassner, do Federal Forum Men, um grupo que defende a igualdade de gênero, também pediu mudanças ao dizer: “É problemático que um terço dos homens pesquisados ​​banalize a violência física contra as mulheres”.

Segundo dados da Polícia Criminal Federal da Alemanha (BKA), 115.000 mulheres na Alemanha foram vítimas de violência doméstica em 2021.

A Alemanha também tem uma das taxas mais altas de feminicídio da Europa – um problema que foi agravado durante a pandemia de coronavírus, segundo dados do BKA.

+ sobre o tema

Na Índia rural, ser mulher não é sinônimo de submissão

Thimmapuram (Índia), 5 set (EFE).- A rígida sociedade patriarcal,...

Bozoma Saint John é a nova diretora de marketing da Netflix

Bozoma Saint John, ex-executiva sênior da Apple, Uber e...

Luislinda Valois

Nascida no Estado da Bahia em 1942, Luislinda Dias...

para lembrar

Freira chilena acusada de pedofilia diz que só era carinhosa com noviças

A freira e diretora chilena acusada de abusos contra...

Erraram, por Sueli Carneiro

onte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Em um dos...

Epsy Campbell Barr

Epsy Campbell Barr é ativista feminista e antiracista e...

Resenha: Carnaval no Feminino

A história do Carnaval baiano através da vivência feminina Publicação...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=