Unanimidade: STF amplia para 180 dias licença a servidores pais solo

Hoje, os pais têm 5 dias de licença-paternidade. No entanto, ao analisar recurso do INSS contra servidor, o STF considerou legal a extensão

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, pela constitucionalidade da extensão de licença-maternidade pelo prazo de 180 dias a servidor público que seja pai solteiro. Os ministros apreciaram nesta quarta-feira (11/5) o Recurso Extraordinário 1348854, no qual o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) questionava decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que aceitou a licença por 180 dias e o pagamento mensal a servidor da autarquia federal.

O caso, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, chegou à Corte porque o INSS não aceitou a concessão do benefício a um perito médico que trabalha na autarquia. O homem é pai de gêmeos, que foram gerados por meio de fertilização in vitro e gestação por substituição, a chamada barriga de aluguel.

Em decisão do colegiado, o TRF-3 concluiu que o homem tinha direito, além da licença, ao salário-maternidade. O INSS alegou, no entanto, que a licença-maternidade deve ser dada à mulher gestante, “em razão de suas características físicas e diferenças biológicas que a vinculam ao bebê de modo diferenciado do vínculo com o pai”

Ressaltou ainda que os pais já têm direito à licença-paternidade de cinco dias, e que a concessão do novo benefício sem a correspondente fonte de custeio viola a Constituição Federal e traz prejuízo aos cofres públicos. “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”, alegou o INSS no processo.

Servidores e tese fixada

O ministro Alexandre Moraes enfatizou em seu voto que o pleito do pai é um definidor de proteção à criança. O magistrado ainda citou, como exemplos, a Finlândia, que tem 7 meses de licença para pais, e o Canadá, que prevê licença parental – não apenas para o pai ou para mãe: os dois podem dividir o tempo.

A decisão de Moraes pode ter repercussão geral e nortear novos julgamentos em instâncias inferiores. No entanto, o magistrado frisou que a extensão do benefício de 180 dias vale somente para servidores públicos.

Para Barroso, a Constituição não faz distinção de gênero quando fala de licença. A tese, então, pontua que é “constitucional a extensão da licença-maternidade para o servidor público por 180 dias como fundamento à proteção integral da criança”.

Todos os demais ministros votaram com o relator.

Licença após guarda unilateral

Em 2021, um servidor público do sistema socioeducativo de Goiás conseguiu licença-maternidade de 160 dias para cuidar do filho recém-nascido. O processo tramitou por vias administrativas no estado. José Drumont Bento, de 34 anos, tem a guarda unilateral do bebê e, desde o último mês de novembro, se dedica exclusivamente ao herdeiro.

O caso é diferente do que está no STF, porque a guarda unilateral da criança foi estabelecida, em comum acordo, em outubro passado, pois a mãe possui outros dois filhos e não tinha condições necessárias para criar o recém-nascido.

Desde o nascimento do filho, José Drumont é seu responsável legal e, por isso, precisou pedir licença para cuidar do bebê. O servidor mora na cidade de Valparaíso de Goiás, mas trabalha no município de Luziânia, ambas no Entorno do Distrito Federal (DF).

+ sobre o tema

Mulheres da periferia se unem e formam o ‘banco feminista’

Excluídas do sistema bancário tradicional, trabalhadoras autônomas são a...

Mulheres e o Bolsa Família: uma revolução feminista em processo

Podemos dizer que o sistema capitalista, associado ao patriarcado,...

“Como estamos nós as Mulheres Negras no Dia Internacional da Mulher”

Secretaria de Gênero Raça e Etnia | Sindsprev/Rj Do Sindsprevrj A...

13 De Maio: Festival pretas potências revela inventividade negra apagada da História oficial 

Criatividade e resistência negra ganham visibilidade em festival gratuito...

para lembrar

Por que a episiotomia arruinou a vida sexual de Bela Gil por um ano?

Em seu canal no YouTube, a apresentadora Bel Gil...

O discurso de Malu Mader sobre aborto e a criminalização da mulher pobre

"Tem uma galera aí querendo que a gente volte...

Sobre alisamento capilar, racismo e liberdade

Quero falar sobre alisamento com quem ainda alisa o...

A freira católica que está fazendo uma leitura feminista da Bíblia

Em seus encontros com homens e mulheres, Tea Frigerio...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=