13 De Maio: Festival pretas potências revela inventividade negra apagada da História oficial 

Criatividade e resistência negra ganham visibilidade em festival gratuito no Centro Cultural São Paulo no dia marcado pela abolição inacabada da escravatura

Por Juliana Gonçalves enviado para o Portal Geledés

Foto enviado para o Portal Geledés

São Paulo/SP – A Feira Preta realiza o FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS a partir das 14h30 do próximo dia 13 de maio, data marcada oficialmente pelo dia da abolição da escravidão. A data, ressignificada pelos movimentos negros como o dia da abolição inconclusa, ganha programação focada na inovação, criatividade e resistência negra. Os coletivos Alma Preta e Coletivo Abebé são parceiros na realização do evento, que tem apoio do Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo.

Adriana Barbosa, presidente da Feira Preta, conta que a programação foi pensada para lançar luz às figuras que resistiram e continuam resistindo para o fortalecimento de toda coletividade negra. “O Festival Pretas Potências surge para ressaltar a força criativa e inovadora da comunidade negra no passado, presente e futuro”, define.

A programação, que é GRATUITA,  e vai acontecer no Centro Cultural São Paulo, ao lado do metrô Vergueiro, conta com rodas de conversas, atrações artísticas de diferentes expressões culturais, espaço gastronômico, cantinho infantil, diversos expositores e ainda os shows da MC Soffia e da Fabiana Cozza homenageando a grande dama do samba, Dona Ivone Lara.

Além disso, a exposição 130 Pretas Potências celebra a inventividade de 13 figuras negras representativas em 13 universos para a resistência negras do período pós-abolição da escravatura.

“Neste 13 de maio são recordados os 130 anos da abolição, são 13 décadas do fim da abolição da escravatura e, por isso, o projeto selecionou 13 universos da comunidade negra para demonstrar como o empreendedorismo e as inventividades foram as estratégias encontradas pelos negros para sobreviverem em meio a exclusão social”, explica Pedro Borges, do Alma Preta que assinam a curadoria em conjunto com a Feira Preta.

A ancestralidade é o debate central na intervenção Osùn e o Sagrado Feminino que ocorre sob curadoria de Charles Borges, do Coletivo Abebê. “A ideia da instalação de arte, é enaltecer o Sagrado Feminino e suas manifestações artísticas, a fim de descolonizar a arte, junto a manifestação do Divino neste dia tão importante: dia da abolição, dia da mães e dia dos Pretos Velhos” , conta Borges.

PRETAS POTÊNCIAS é um evento gratuito que oferece para toda a família conteúdo e entretenimento de uma maneira leve e gostosa como um domingo deve ser.

Confira a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO

FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS

Sala Adoniran

14:30 – Abertura com os mestres de cerimônia Brenda Ligia e Max DMN

15:00 Discotecagem  com DJ Evelyn Cristina – Balaio Groove

15:30 1º.  Painel – Comunicação Alma Preta – Inventividades e Resistência – Mídias Negras com Pedro Borges, Oswaldo Faustino, Semayat Oliveira e Juliana Gonçalves

16:30 Intervenção Artística Corp’Oral

com Poetisa Débora Garcia, Ifar Crew com Zé dos Tambores e a Dançarina Vanessa Soares

17:10 2º. Painel: 130 anos de Pretas Potências

Com Pedro Neto, Carlos Marchado e Cida Bento

18:10 Showtime – MC Soffia

18:50 Show de Encerramento – Fabiana Cozza homenageia Dona Ivone Lara

Mercado Pretas Potências, no foyer

Diversos expositores

Sala dos Espelhos

16:00 Dança com NOIZ | Facilitadores Thays Borges, Suelen Ingrid  e Charles Borges

18:00 – 19:30 Intervenção Osùn e o Sagrado Feminino (na própria instalação de arte) Curadoria: Charles Borges, Modelo: Sara Souza e Beleza e Stylling: Thays Borges

18:00 – 19:30 Live Painting com Vitor Xavier (@bixapreta) (na própria instalação de arte)

Exposição:

130 Pretas Potências – Alma Preta & Feira Preta

Exposição:

13 personagens negros que ajudaram a puxar a história nas últimas 13 décadas.

Mercado Pretas Potências – Sala Adoniran

SOBRE A FEIRA PRETA

O Instituto Feira Preta é uma plataforma de cultura e soluções pretas. Entre outras atividades, realiza um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, a Feira Preta, que em sua última edição levou mais de 20 mil pessoas à Praça das Artes, em São Paulo..  Promove o  desenvolvimento sócio-cultural da comunidade negra no país, através do fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de artistas e micro-empreendedores afro-brasileiros ou que atuam com o mercado étnico.

SOBRE O ALMA PRETA

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente. Nossa agência oferece também serviços especializados de assessoria de imprensa, design e programação.  Também contamos com um sistema de contribuições para nossos assinantes e uma loja virtual como formas de garantir um jornalismo independente e de qualidade.

SOBRE O COLETIVO ABEBÊ

O Abebé nasceu no Grajaú, zona sul de São Paulo. É um Coletivo Cultural Afroindígena que está fundamentado em três grandes pilares: negócios de impacto, economia criativa e inovação social, todos eles com foco na cultura popular brasileira. Aspiramos e transmitimos arte, história, cultura, auto estima da mulher negra e afroindígena, empreendedorismo e identidade, atuando diretamente na Plataforma Cultural, redes sociais, laboratório ÍndigoLAB e no Connecta Consultoria. Para saber mais, acesse coletivoabebe.com.

SERVIÇO

FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS

Quando: 13 de maio, a partir das 14h30.

Onde: Centro Cultural Vergueiro, Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade. Próximo ao metrô Vergueiro.

Crianças são bem-vindas. Tragam suas mães e venham dividir novas histórias. Grátis.

Evento no Facebook: https://bit.ly/2jveJ65

Fortaleça: #PretasPotências #FeiraPreta

COMUNICAÇÃO

Juliana Goncalves 11 985259387  [email protected]

Mariana Lemos    11 97115-2269 [email protected]

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=