O departamento de estudos étnicos da California Polytechnic State University oferecerá, neste primeiro semestre de 2017, um curso chamado Beyoncé: Raça, Feminismo e Política.
Por Roberta Lessa, do Café Radioativo
O programa da disciplina é baseado no álbum visual Lemonade. A cada semana, a aula será sobre um dos doze temas abordados por Beyoncé no disco: intuição, negação, raiva, apatia, vazio, perda, acerto de contas, reforma, perdão, ressurreição, esperança e redenção. O último dia de aulas contará com uma exibição do álbum visual e apresentações de trabalhos dos alunos.
“Procurávamos mulheres não-brancas icônicas do século XXI, e ninguém pode negar que Beyoncé tem esse título,” diz Jenell Navarro, uma dos professores. “Muito antes do lançamento de Lemonade e dessa explosão na carreira de Beyoncé, em particular, as pessoas já vinham usando o status de superestrela dela em conjunto com a academia para explorar o feminismo das mulheres não-brancas e o racismo contra negros como temas que de fato devem ser explorados”.
“Não sei se existe algo mais relevante atualmente do que lidar com a brutalidade policial, com o que Beyoncé lidou aberta e evidentemente. Estou interessada em pensar maneiras de cura real para o racismo e o sexismo. Acho que a música é uma das formas. É um remédio, de certa forma. É por isso que Lemonade foi tão impactante para milhões de pessoas, porque eles se identificam com muitos dos temas do disco,” diz a professora.
Quando confrontada por pessoas que acreditam que a disciplina é “irrelevante”, Navarro responde: “Alguns questionaram se esse curso não seria específico demais ou até irrelevante, mas temos até uma disciplina sobre Jesus nesse campus. Também poderia se dizer que isso é específico demais, ou irrelevante. Mas isso se chama liberdade acadêmica.”
A professora tem a intenção de tornar conversas sobre raça mais frequentes em uma universidade predominantemente branca.
O curso é oferecido como eletiva para alunos de todos os cursos, e serão estudados também textos de bell hooks e Audre Lorde. Os trabalhos passados aos alunos consistirão em análises dos vídeos de Beyoncé.