“Você é preta. Eu sou promotor e você está presa”: Advogada é agredida e sofre injúria racial

A advogada Liliane Bessa decidiu expor uma agressão sofrida no Carnaval após membros do Ministério Público da Bahia votarem pelo vitaliciamento do promotor que a agrediu. “A mídia foi o último recurso que lancei mão, pois me senti desamparada ao saber que membros do MP votaram pelo vitaliciamento de um criminoso”.

Por Priscila Nunes Do Juris Bahia

Foto: Reproduzida/Juris Bahia

O caso aconteceu na segunda-feira de Carnaval. Liliane e sua irmã, Luisa, estavam curtindo a festa dentro do Bloco Me Abraça, quando, ao chegar em frente ao Hotel Othon, foram agredidas por um homem. Quando a Polícia Militar chegou, também já agredindo as irmãs, o promotor se identificou e teria dito aos policiais que estava fazendo aquilo porque as meninas “eram pretas”.

A irmã de Liliane teve o cabelo puxado pela esposa do promotor e Liliane levou um soco no rosto. Ao se identificar como advogada, as agressões pararam e todos foram encaminhados para um posto policial próximo. Segundo a advogada, no posto da Polícia Civil, apenas o promotor foi atendido pelo delegado de plantão. Liliane informou que ainda teve que ouvir do delegado que ela teria que se moldar à profissão, e não a profissão a ela. Que assim como ele, ela não deveria estar curtindo a festa.

Ao chegar na delegacia, um funcionário também teria sofrido injúria racial. O servidor questionou à esposa do promotor o que tinha acontecido e o promotor teria dito que era para o funcionário “largar” a mulher dele que ele (o funcionário) “era preto”: “Sai de perto de minha mulher, seu preto. Sou promotor e quero providências do delegado”

Ao serem encaminhadas à Central de Flagrantes, Liliane só foi ouvida após a chegada de um funcionário da Corregedoria da Polícia Civil. A advogada conta que conseguiu esclarecer que o agressor era o rapaz, uma vez que a guia para realização do exame de corpo de delito constava que elas tinham sido agredidas pela esposa do promotor.

O promotor estava em estágio probatório. Segundo matéria exibida pelo Balanço Geral, após a denúncia, a Corregedora Geral do Ministério Público, emitiu um relatório negando o cargo ao promotor, “por considerar a conduta dele incompatível com a dignidade do cargo, violando um dos requisitos para o seu vitaliciamento”.

Após decisão do MPBA, o Conselho Superior do Ministério Público recorreu da decisão do não vitaliciamento.

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

Médico é identificado como suposto autor de racismo e ofensa em Brasília

  A Polícia Civil identificou o homem acusado...

Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com...

Mais um caso de racismo em rede social

No ultimo domingo as cantoras Pepe e Nenem...

ONU alerta para ameaça de racismo durante as Olimpíadas

  Eleutério Guevane, da Rádio ONUO relator da...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=