Wellington sofreu racismo no Timão

O encontro em campo com o Corinthians rende péssimas recordações ao são-paulino  Wellington. Durante as quatro temporadas em que defendeu o Timão, entre os 10 e os 14 anos de idade, o volante foi vítima de muito preconceito.

”Enquanto o Wellington treinava, eu escutava outras mães dizendo que ele nunca daria certo… que era um absurdo um pobre achar que iria virar jogador… que o Corinthians era lugar só para gente de condição”, relembra dona Dora, mãe de Wellington e também alvo de racismo.

”A gente perdia cinco horas por dia no ônibus, no metrô e a pé para ir e voltar do Parque São Jorge”, conta Wellington.“Quando chovia, nos molhávamos inteiros e os meninos passavam de carro por nós e buzinavam, sem oferecer carona, só para provocar, mesmo”, emenda.

Em 2005, uma proposta melhor do São Paulo pôs fim ao martírio no Parque São Jorge. E, por ironia do destino, nenhum dos preconceituosos dos  tempos de Corinthians virou jogador profissional. Já ele calou todas as previsões negativas.

 

Ministra planeja campanha contra racismo no futebol brasileiro

A história do racismo no futebol brasileiro

A inserção do negro no futebol brasileiro

Racismo no Futebol: Pesquisador da USP diz que negros não ocupam cargos de diretoria

‘Me desculpe, você é preto’: técnicos reclamam de racismo

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

para lembrar

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha,...

Mais um ataque à democracia

Semana passada tirei da estante e reli trechos do...

Elias diz ter sido vítima de ofensa racista

Fonte: Folha São Paulo - Foto: Daniel Augusto Jr. /...
spot_imgspot_img

Vídeo contradiz PM e confirma que jovem foi morta após ele dar coronhada no irmão dela e arma disparar

A câmera corporal do sargento Thiago Guerra, da Polícia Militar, registrou o momento em que ele dá uma coronhada em um jovem durante uma...

Marina se fortalece após ataques

Se do caos florescer um mínimo de boa política, o Brasil terá — de novo — produzido o que a juventude gosta de chamar...

Senado violentou Marina Silva para boiada passar

O que os senadores fizeram contra Marina Silva na terça-feira (27) tem nome e sobrenome: violência política de gênero. No país que em 2024 registrou 1.459...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.