WiFi Ralph: Disney muda visual de Tiana após ser acusada de “embranquecimento”

Personagem de A Princesa e o Sapo é uma das muitas a fazer participação especial na continuação de Detona Ralph.

Por Vitória Pratini, do Adoro Cinema 

Reprodução/Disney

A Disney resolveu mudar a aparência da Princesa Tiana em WiFi Ralph, após sofrer críticas de “embranquecimento” da personagem.

Tiana é a primeira princesa negra do estúdio, tendo feito sua estreia em A Princesa e o Sapo, de 2009. Para a sequência de Detona Ralph, os artistas tinham tornando a pele dela mais clara e sua face mais eurocêntrica no trailer e cartaz da animação. Curiosamente, Mulan, que também aparece no pôster de WiFi Ralph, não mudou. Nem Moana. Merida, de Valente, ainda ostenta seu rico cabelo ruivo, enquanto os novos cachos de Tiana parecem muito mais próximos da princesa escocesa do que de seu próprio cabelo afro.

Divulgação/Disney

De acordo com o Metro, a Disney consultou a dubladora original de Tiana, Anika Noni Rose e o grupo Color of Change, que organiza campanhas pela representação racial nos filmes de Hollywood, para debater qual é o melhor modo de revisar a animação de Tiana para WiFi Ralph. Assim, os estúdios concordaram em fazer o cabelo da princesa mais representativo da sua herança afro, e garantir que ela tivesse pele mais escura e nariz mais largo.

A organização Color of Change comemorou a mudança em um comunicado: “A decisão da Disney de restaurar a imagem da princesa Tiana para a de uma princesa negra com lábios carnudos, pele escura e cabelo escuro em Wifi Ralph é uma vitória para membros do Color of Change, crianças negras e seus pais, e o público negro, que querem ver a variedade de tons, formas e tamanhos de personagens negros representados com precisão nas artes.”

Divulgação/Disney

Quando A Princesa e o Sapo foi lançado em 2009, foi uma grande conquista em termos de representatividade para todas as garotas negras do passado, presente e futuro que desejavam ver um personagem da Disney que se parecia com elas. Sem contar que o longa foi um sucesso nas bilheterias. Por que, então, modificar a personagem? Felizmente, eles mudaram de ideia. Por mais que tenham buscado ajuda de fora, quando podiam ter procurado a opinião de seus funcionários negros — será que há tão poucos assim? Isso denota a importância de ter animadores, roteiristas e produtores negros em posições influentes da indústria cinematográfica.

WiFi Ralph tem estreia marcada para o dia 3 de janeiro de 2019.

 

+ sobre o tema

Falta empatia para entender a Revolta dos Negros

FOI EM UMA SALA para não mais do que...

São Caetano põe panos quentes em susposto caso de racismo

Samuel Xavier e Fábio Costa discutiram, mas se entenderam...

O esgotamento do modelo policial

Por Maurício Caleiro Em um intervalo de dois dias...

para lembrar

Consciência Racial como Consciência Cívica

Muitas pessoas interpretam o dia da consciência negra como...

Ruptura: antirracismo x banalização

“Não chego armado de verdades categóricas. Minha consciência não...

A praia não tem cor nem classe social

O apoio do governador Luiz Fernando Pezão ao racismo...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=